Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Blair e o Iraque

28 out, 2015 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Vários comentadores relacionam estas “desculpas” de Blair com o facto de dentro de semanas serem tornadas públicas as conclusões de uma comissão parlamentar, onde surgirão acusações que ele procura antecipar, desculpando-se parcialmente.

Em entrevista à CNN, no domingo, o antigo primeiro britânico Tony Blair reconheceu responsabilidades suas na invasão do Iraque, conduzida pelos americanos. Não contrariou a ideia de que a emergência do “Estado Islâmico” tem algo a ver com o derrube de Saddam Hussein (uma consequência não prevista da invasão) e pediu desculpa pelos erros cometidos no planeamento da guerra do Iraque, como a informação (errada) de que Saddam teria armas de destruição maciça.

Blair conquistou duas maiorias absolutas para o partido trabalhista, coisa que não voltará a acontecer tão cedo. Mas a sua imagem ficou manchada pelo papel que desempenhou na preparação e condução da invasão do Iraque, apoiando Gorge W. Bush.

Vários comentadores relacionam estas “desculpas” de Blair com o facto de dentro de semanas serem tornadas públicas as conclusões de uma comissão parlamentar, onde surgirão acusações que ele procura antecipar, desculpando-se parcialmente.

Mas é curioso que os defensores da invasão do Iraque, incluindo em Portugal, pouco ou nada hajam reconhecido os erros que na altura aplaudiram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Iriarte Esteves
    28 out, 2015 11:49
    E Barroso? Quando é que confessa as suas responsabilidades? ( A troco, evidentemente, de um "lugarzito" bem remunerado)
  • F. SILVA
    28 out, 2015 TOMAR 11:11
    Não é nada estranho que os políticos portugueses ( ainda ) não se tenham desculpado do apoio à invasão do Iraque. Como serventuários e "cães de trela" das potências militares que o decidiram, ficarão a ver para que lado cai a opinião dos "media" para depois virem dizer que (também ) foram enganados.
  • Anónimo
    28 out, 2015 Secreta 10:11
    Irra que já chateia... Não são "armas de destruição maciça", mas sim "armas de destruição MASSIVA". Corrijam a notícia se fazem favor.
  • António Costa
    28 out, 2015 Cacém 08:11
    O Iraque tinha uma ditadura sunita (maioria Xiita, principalmente no sul) e a Síria é uma ditadura xiita (mas de maioria sunita). Com o "eterno despique" Irão/Arábia Saudita pela "liderança" do Islão, sem falar de Israel, o Médio Oriente é um BARRIL DE PÓLVORA. Os EUA ao OFERECER o Iraque ao Irão e desequilibraram Tudo! Foram IGNORANTES e IRRESPONSÁVEIS! Quem pagou a CONTA? Os Povos da região, que NÃO TEM CULPA que na Europa e EUA se permita que pessoas como "Blair" e "Bush" DIRIJAM POTÊNCIAS como o Reino Unido e os EUA.