Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo nega nomeação de "boys"

26 out, 2015 - 19:23

Ministro Luís Marques Guedes responde às notícias que dão conta da nomeação de dezenas de dirigentes para cargos intermédios na Administração Pública em vésperas de eleições.

A+ / A-

O Governo não teve "qualquer tipo de intervenção e responsabilidade" na nomeação de cargos intermédios na Administração Pública em período pré-eleitoral, garante o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares.

"A esmagadora maioria das nomeações que estamos a falar são nomeações de concursos que ocorreram no primeiro semestre deste ano. O Estado, a Administração Pública, não pode estar um ano parado só porque há eleições em Outubro", declarou Luís Marques Guedes, à agência Lusa.

O ministro falava após notícias recentes da RTP e do “Jornal de Notícias” dando conta da nomeação de várias dezenas de dirigentes para cargos intermédios na Administração Pública em vésperas de eleições, bem como a respectiva publicação em Diário da República depois das legislativas de 4 de Outubro.

O governante acrescentou que falar-se de cargos intermédios não é o mesmo que falar de "nomeações do Governo".

"Estamos a falar de nomeações com intervenção exclusiva por parte dos serviços da Administração [Pública]", advertiu, acrescentando que os concursos internos em causa são dirigidos "exclusivamente" para funcionários públicos.

Acrescentou que "não se trata de ‘boys’. O que está em causa é a nomeação de funcionários públicos para cargos intermédios do Estado feita dentro da própria Administração Pública".

Marques Guedes disse ainda que o Governo está em gestão apenas desde sexta-feira passada, e "autolimitou-se" a "não fazer qualquer tipo de nomeação" em cargos superiores para que o futuro executivo "esteja completamente de mãos livres para poder proceder às nomeações que lhe compete legalmente" com total liberdade.

"Coisa completamente diferente é o nível de baixo, da administração. Aí trata-se de nomeações que são sempre dentro de concursos internos, dirigidos apenas para funcionários públicos", disse o ministro.

Nomeações "à socapa"

O presidente do PS, Carlos César, acusou esta segunda-feira o Governo de pretender "concluir uns quantos negócios à pressa" e fazer "à socapa centenas de nomeações".

Já o presidente da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP), João Bilhim, defende que o Governo deveria estar impedido de nomear dirigentes intermédios a partir do momento em que são marcadas eleições até à tomada de posse do novo executivo.

Questionado sobre estas declarações, Marques Guedes diz que deve haver um "equívoco" de João Bilhim, já que nos cargos intermédios não há uma "intervenção da entidade política que é o Governo" e não há "qualquer razão" para que a Administração Pública "suspenda a sua normal actividade".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    26 out, 2015 vfxira 22:32
    Se nunca falarem verdade.agora quem acredita nestas palavras?
  • SIM! SIM!
    26 out, 2015 port 20:42
    Basta consultar o Diario da Republica! São às centenas!...Não é por acaso que estão a demorar a formar o governo! Era esta gente que dizia que havia Estado a mais! Mandaram embora uns, para colocarem lá os boys deles! Isto vai ser bom! A administração Publica toda armadilhada!...Cambada!

Destaques V+