Tempo
|
A+ / A-

Papa. Caminhamos muitas vezes “não vendo o que existe, mas o que gostaríamos de ver"

25 out, 2015 - 11:19

Francisco presidiu a missa que encerrou o sínodo dos bispos dedicado à Família, que começou no dia 4. Na sua homilia, o Papa alertou ainda para a tentação de “cair numa ‘fé programada’”.

A+ / A-
Papa. Caminhamos muitas vezes “não vendo o que existe, mas o que gostaríamos de ver"
Papa. Caminhamos muitas vezes “não vendo o que existe, mas o que gostaríamos de ver"

O Papa Francisco alertou este domingo para a fé programada que ignora o sofrimento dos outros. Na homilia da missa de encerramento do sínodo dos bispos, no Vaticano, o Papa criticou os que continuam a caminhar sem ver o que realmente existe.

“Podemos caminhar através dos desertos da humanidade não vendo aquilo que realmente existe, mas o que nós gostaríamos de ver. Somos capazes de construir visões do mundo, mas não aceitamos aquilo que o Senhor nos coloca diante de olhos”, começou por dizer.

E alertou: “Uma fé que não sabe radicar-se na vida das pessoas, permanece árida e, em vez de oásis, cria outros desertos.”

Mas “há uma segunda tentação”, acrescentou Francisco: “cair numa ‘fé programada’”, ou seja, “caminhar com o povo de Deus, mas já a nossa guia de marcha, onde tudo está previsto. Sabemos aonde ir e quanto tempo gastar; todos devem respeitar os nossos ritmos e qualquer inconveniente perturba-nos. Corremos o risco de nos tornarmos como ‘muitos’ do Evangelho que perdem a paciência”.

O Papa presidiu este domingo de manhã à missa que fechou o sínodo que, durante duas semanas, debateu a Família em todas as suas dimensões. A celebração decorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    25 out, 2015 Lisboa 14:57
    Existe uma terceira tentação que é cair nos dictames da Igreja Católica como se de uma seita se tratasse.
  • Malaquias
    25 out, 2015 Belém de Judá 14:09
    Caminhar sem ver o que realmente existe. Caminhar através do deserto sem ver aquilo que realmente existe . Pergunto: alguém terá dúvidas de que este HOMEM é um grande profeta de Deus? Meus Deus! NOVENTA por cento dos Bispos e Padres não conseguem ver a realidade. Narram factos antigos e não conseguem ver que eles se têm repetido!!! NOVENTA por cento dos Bispos e Padres caminham no deserto da humanidade mas não conseguem distinguir o real do falso! E o Januário Torgal Ferreira? Esse chefe de demónios? E o Manuel Martins! UI, UI!!! E as ovelhas negras branqueadas? Os tais novos fariseus? Ui , Ui!!! Bom , mas, se os pastores são cegos, as ovelhas, forçosamente, também têm de o ser. Cristo está a voltar a descer à terra. Desejo a todos os bispos , padres e cristãos , que têm um coração sincero, um Santo Domingo e uma boa continuidade nos caminhos da conversão.
  • António Costa
    25 out, 2015 Cacém 12:20
    ...e muitas vezes, também, vendo só, o que nos MANDAM ver! Muito bem Papa Francisco, quando principalmente "... não aceitamos aquilo que o Senhor nos coloca diante de olhos"!
  • Ora aqui está!
    25 out, 2015 st 11:52
    Esta assenta, como uma luva, no Cavaco, no Passos Coelho, no Portas e em toda a sua trupe de saltimbancos!

Destaques V+