Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Exigida solução para a crise dos refugiados à escala europeia

24 out, 2015 - 17:14

Mini-cimeira entre três países europeus prepara cimeira europeia deste domingo.

A+ / A-

A Bulgária, a Roménia e a Sérvia ameaçaram fechar as suas fronteiras se os países da União Europeia (UE) deixaram de aceitar migrantes.

A decisão foi conhecida no âmbito da preparação de uma mini cimeira de líderes europeus sobre aquela que é considerada a pior crise de refugiados no continente desde a II Grande Guerra Mundial.

De acordo com o primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borisov, os três países querem uma solução para a crise à escala europeia, mas não estão preparados para se tornar uma "zona tampão" para as dezenas de milhares de recém-chegados.

Os primeiros-ministros búlgaro, romeno e sérvio reuniram-se em Sófia, na véspera de uma reunião convocada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que tem vindo a exigir uma abordagem transfronteiriça à crise, que este ano deslocou para as costas europeias 670.000 pessoas.

O fluxo levou a Hungria a encerrar as suas fronteiras com a Sérvia e a Croácia, de modo a travar a entrada dos migrantes, tendo a Eslovénia ameaçado fazer o mesmo.

Borisov e os seus homólogos sérvio e romeno reconhecem que a solução à escala europeia é a melhor opção mas que, se outros países seguirem o exemplo da Hungria, terão de agir.

"Se a Alemanha, a Áustria e outros países fecharem as suas fronteiras, estamos prontos para fazer o mesmo e no mesmo instante", disse Borisov.

"Não vamos deixar que as nossas nações se tornem uma zona tampão do fluxo de migrantes", acrescentou o governante.

Nos últimos meses, a Sérvia foi inundada por migrantes em trânsito da Grécia e da Macedónia para o norte da Europa, tendo a Bulgária e a Roménia permanecido, até agora, à margem do fluxo.

A hostilidade para com os recém-chegados tem crescido na Alemanha e na Suécia, dois dos destinos europeus mais procurados pelos requerentes de asilo, aumentando a urgência dos esforços para levar outros países da União Europeia a acolher um maior número de refugiados.

Na Suécia, a polícia revelou que uma casa destinada aos refugiados, a 90 quilómetros de Estocolmo, foi incendiada na sexta-feira, suspeitando-se de fogo posto.

O prédio estava vazio no momento, mas há registo de uma dúzia de ataques semelhantes desde o início do ano e, na quinta-feira, um homem armado com uma espada matou duas pessoas num atentado racista a uma escola sueca onde muitos alunos são imigrantes.

Também as autoridades alemãs relataram a crescente violência anti-imigrante, tendo a polícia frustrado recentemente um plano de extrema-direita para incendiar abrigos para imigrantes no sul da cidade de Bamberg.

A cimeira de domingo em Bruxelas vai reunir os líderes da Macedónia e da Sérvia, que não são estados-membros da União Europeia, com os líderes de oito países da UE: Áustria, Bulgária, Croácia, Alemanha, Grécia, Hungria, Roménia e Eslovénia.

De acordo com a imprensa alemã, Juncker elaborou 16 propostas para as conversações de domingo, incluindo uma que estabelece que nenhum país pode deixar passar migrantes para os países adjacentes sem primeiro obter o acordo das nações vizinhas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Orlando Carvalho
    04 mai, 2016 Cidade da Maia 00:30
    Não estou de acordo com o fecho das fronteiras na Europa como os próprios países que estão"integrados".Desrespeitar este princípio de Liberdade .a saída de homens mulheres e crianças à guerra.( Liberdade sim ! Fechar fronteiras não.
  • Daniel
    25 out, 2015 Oeiras 12:21
    A única solução é mesmo fechar as fronteiras.

Destaques V+