Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD: Começou o tempo da "responsabilidade" do Parlamento

22 out, 2015 - 20:23

Coligação pede "responsabilidade" aos deputados. Nuno Melo elogia discurso.

A+ / A-

O porta-voz dos sociais-democratas considerou esta quinta-feira que a indigitação do presidente do PSD como primeiro-ministro respeita a prática constitucional portuguesa e apelou à "responsabilidade parlamentar" dos socialistas para que haja "estabilidade política do Governo".

Numa declaração aos jornalistas, na sede nacional do PSD, em Lisboa, Marco António Costa sustentou que, se sociais-democratas e centristas não podem "oferecer uma solução de maior estabilidade" governativa, isso deve-se "exclusivamente à responsabilidade do PS, que não quis de forma manifesta dar qualquer oportunidade a que se criasse condições de um entendimento".

O vice-presidente e porta-voz do PSD disse esperar "que seja possível contar com o sentido de responsabilidade daqueles que no arco parlamentar no passado sempre estiveram coincidentes com as grandes causas nacionais" e deixou um apelo: "Se até agora não foi possível encontrar essa disponibilidade do PS, que no âmbito da responsabilidade parlamentar seja possível encontrar a estabilidade que não foi até aqui encontrada nas negociações".

"Acto normal"

Já o vice-presidente do CDS-PP Nuno Melo considerou que "indigitar quem venceu é um acto normal em democracia e optar por quem perdeu é que seria estranho", realçando que a responsabilidade é agora dos deputados.

Nuno Melo considerou que este foi um dos discursos mais "importantes, claros e corajosos" de todos os mandatos de Cavaco Silva.

Segundo o centrista - que recordou que Cavaco Silva fez aquilo que todos os Presidentes da República fizeram nos últimos 40 anos - a decisão e a responsabilidade cabe agora aos deputados, sendo de esperar que os parlamentares façam o que tenha que ser feito, escusando-se a antecipar cenários.

Governo procura-se. O filme de 18 dias de negociações
Governo procura-se. O filme de 18 dias de negociações
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel
    23 out, 2015 Almada 13:01
    Começou o tempo da responsabilidade??????? Esta deve ser para nos animar, ou como costumamos dizer, para nos fazer rir.
  • Maria
    23 out, 2015 Lisboa 07:18
    Corolário: levas com uma moção de rejeição do PS em cima.
  • Claro que vão ser...
    23 out, 2015 Lisboa 00:08
    Claro que vão ser responsáveis! Alguém tem que o ser, para acabar com a vergonha que se passou nos últimos 4 anos, e com a decisão de um presidente que é tudo menos o presidente de todos os portugueses. Ganharam porque, na minha opinião, iludiram os velhotes, que nem sabiam em quem estavam a votar (Portugal á frente? o que é isso?) Mudaram de nome e nem deram as caras nos cartazes publicitários, para que não os reconhecessem e fizessem associação... Foram só truques durante toda a campanha. Mas esperem para ver, nem vão aquecer os lugares.
  • Pedro
    22 out, 2015 Bencatel 21:43
    Então e quando começa a responsabilidade do psd/cds?
  • Paulo
    22 out, 2015 vfxira 21:43
    Será que só os deputados do psd e do cds são responsáveis no parlamento? Mas que raio de democracia é esta? Há deputados de 1ª e de 2ª? Que vergonha e falta de inteligência estas declarações denotam.
  • Não vais durar nada!
    22 out, 2015 Lis 21:04
    Oh Alberto, nem pouco....NÃO VÃO DURAR NADA!!!!!
  • alberto
    22 out, 2015 lx 20:35
    vais durar pouco

Destaques V+