Tempo
|
A+ / A-

Conheça o essencial das sugestões e críticas dos grupos de trabalho do sínodo

21 out, 2015 - 16:49 • Aura Miguel , em Roma, e Filipe d’Avillez

Família; divorciados recasados e acesso aos sacramentos; preparação para o casamento e educação sexual; homossexualidade e contracepção e casamentos mistos e coabitação. Estes são os principais temas abordados pelos grupos de trabalho do sínodo sobre a família.

A+ / A-

Foram divulgados esta quarta-feira os relatórios dos diversos círculos menores que, ao longo das últimas três semanas, têm estado a analisar e discutir o conteúdo do "instrumentum laboris" (documento de trabalho).

Os relatórios agora divulgados dizem respeito à terceira e última secção do documento, que inclui temas como o acesso aos sacramentos por parte de pessoas em uniões irregulares, bem como a atenção pastoral aos homossexuais e dificuldades como os casamentos mistos e a coabitação.

Com base nestes e anteriores relatórios, a comissão responsável por redigir o documento final irá preparar uma primeira versão, que será discutida em plenário na quinta-feira. No domingo será apresentada então uma versão revista que os bispos votarão, parágrafo a parágrafo. Este documento, na sua versão final, será então entregue ao Papa Francisco.

O que se passa a seguir é ainda uma incógnita. O Papa pode seguir a tradição e usar o texto como base para uma exortação apostólica, como vários padres sinodais têm pedido, ou então pode declarar que o documento final do sínodo passa a ter carácter definitivo.

Leia os excertos mais significativos dos relatórios, organizados por temas:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+