Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Socialista Ferro Rodrigues disponível para presidir ao Parlamento

21 out, 2015 - 15:28

Líderes parlamentares marcaram para sexta-feira, às 10h00, a primeira sessão da legislatura.

A+ / A-

O socialista Ferro Rodrigues está disponível para assumir a presidência da Assembleia da República. A disponibilidade foi declarada pelo próprio perante os jornalistas depois da reunião de líderes das várias bancadas parlamentares.

"Já disse que sim há muito tempo", afirmou Ferro Rodrigues quando questionado sobre a sua disponibilidade em se candidatar ao cargo, sublinhando que cabe ao secretário-geral socialista, António Costa, essa decisão.

Neste encontro ficou também marcada para sexta-feira, às 10h00, a primeira sessão da legislatura. À saída da reunião da conferência de líderes parlamentares, questionado, por outro lado, se preferiria fazer parte de um eventual Governo do PS, o ainda presidente da bancada socialista acrescentou: "Nestas alturas, fica-se sempre dividido entre fazer parte da história de uma forma ou de outra, mas acho que das duas formas se pode fazer parte da história".

"Amanhã haverá reuniões do grupo parlamentar do PS, da Comissão Política do PS e será aí que as decisões serão tomadas democraticamente. Portanto, não me quero adiantar, quem tem de fazer as propostas é o secretário-geral do PS, António Costa.

As candidaturas para Presidente da Assembleia da República devem ser subscritas por um mínimo de um décimo e um máximo de um quinto do número de deputados, que no total são 230, estabelece o Regimento do parlamento. São apresentadas ao presidente do parlamento em exercício até duas horas antes do momento da eleição, que tem lugar na primeira reunião plenária da legislatura.

"É eleito presidente da Assembleia o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos dos deputados em efectividade de funções. Se nenhum dos candidatos obtiver esse número de votos, procede-se imediatamente a segundo sufrágio, ao qual concorrem apenas os dois candidatos mais votados que não tenham retirado a candidatura", refere ainda o Regimento da Assembleia da República.

Se nenhum candidato for eleito, o Regimento da Assembleia da República acrescenta que é reaberto o processo eleitoral.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sim sim...
    22 out, 2015 lx 11:16
    sim, não são perfeitos...são políticos....mas pelo menos não são o Passos e o Portas, que me causam náuseas de tanta falsidade, arrogância e desrespeito para com o povo. E isto é mesmo o que eu penso.
  • zeferino seabra pere
    22 out, 2015 Tomar 10:04
    De facto este senhor poe-se em bicos de pe para tudo.Um verdadeiro coveiro deste pais a procura de tacho.Tao esquecidos que eles sao.
  • rosinda
    21 out, 2015 palmela 22:44
    esta preparado para presidir ao parlamento caso o costa venha a ocupar o lugar de primeiro ministro com a ajuda do bloco e do pcp !O bloco e o pcp preferem colaborar com o partido socialista que tem socrates enterrado ate as orelhas!
  • José Soares de Pinho
    21 out, 2015 Gafanha da Nazaré 22:29
    Aí estão eles a colocarem-se na grelha de partida.
  • MUITO IMPORTANTE !!!
    21 out, 2015 LX 18:44
    O politólogo francês Jean-Yves Camus destaca no seu habitual comentário no jornal satírico “Charlie Hebdo” a "união da esquerda" contra a austeridade em Portugal e encoraja a esquerda espanhola e francesa a seguirem o exemplo. "Em Portugal, a união da esquerda faz a força", lê-se no título do texto, que não tem um tom sarcástico. "Contra as políticas de austeridade, os comunistas e a esquerda antiliberal parecem dispostos a fazer uma frente comum com o PS. Como na Grécia, com concessões ao realismo para salvar o essencial: bater a direita anti-social", escreve. QUEM SABE SABE !!!! PODE SER QUE OS PORTUGUESES MAIS DESINFORMADOS SE COMECEM A CONVERCER!!!

Destaques V+