Tempo
|
A+ / A-

Divisões no PS

Lacão responde a Assis. Fechar a porta a PCP e BE "seria um erro histórico"

16 out, 2015 - 09:47 • André Rodrigues

Rejeitar um entendimento à esquerda é um "preconceito", diz Jorge Lacão, para quem Francisco Assis assume uma "insustentável posição pelo que representa de desistência e de subordinação aos ditames da direita".

A+ / A-

O dirigente socialista Jorge Lacão acusa o socialista Francisco Assis de "preconceito", num carta aberta publicada esta sexta-feira no "Diário de Notícias".

Lacão sustenta que a posição de Assis de rejeição de um eventual governo do PS apoiado por Bloco de Esquerda e PCP “releva do manifesto preconceito segundo o qual todo o posicionamento político formalmente à esquerda do PS decorre tendencialmente de uma atitude irresponsável”.

Na sua carta aberta, o dirigente e deputado argumenta que rejeitar a possibilidade desse entendimento à esquerda representa "uma abdicação”, recusando, assim, "fechar a porta a quem finalmente dá sinais de a querer abrir ".

Para Lacão, isso "seria um erro histórico, salvaguardando as proporções e a longitude, semelhante ao dos ortodoxos de origem cubana que nos Estados Unidos se manifestam contra a abertura a Cuba e o fim do bloqueio, prisioneiros do passado e sem visão de futuro."

“Ao PS estaria aberta a ambição eleitoral de ser alternância de poder, mas sem pensar ter ambição de se constituir como alternativa de orientações políticas fundamentais para o país”, escreve ainda o deputado socialista eleito por Lisboa.

Francisco Assis manifestou-se contra o entendimento à esquerda numa entrevista à RTP, na qual declarou que Passos Coelho deverá ser o próximo primeiro-ministro.

Neste ponto, Jorge Lacão, sobe o tom da crítica no seu escrito: "Creio pois pertencer-te a ti a posição menos construtiva face a um eleitorado que quis maioritariamente a mudança (…) Insustentável posição pelo que representa de desistência e de subordinação aos ditames da direita.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Paula Cabrita
    17 out, 2015 Aljezur 01:25
    Costa tem muitas coisas em comum com o seu primo Sérgio Vieira, ex ministro de qualquer coisa, em Moçambique. Mau perdedor, teimoso e perito em sacanear os adversários.
  • jose antonio
    16 out, 2015 porto 18:53
    o snr.lacao já esta a ver mais uma vez tacho.mas tenha calma pois isto ainda não esta resolvido.grandes políticos que este pais tem- sempre na mira
  • Fernando Gomes
    16 out, 2015 Almeirim 14:43
    Vou responder a um anónimo que se dirige:Ao Fernando Gomes.É dever de quem quer ser ouvido deixar cair a máscara e dizer quem é.Esconder-se é a força dos vigaristas e dos que têm medo de dar a cara.São com o feijão miúdo dão para todos os lados.Amanhã se correr mal para o costa,já estão noutra.Por isso não vou perder tempo com cobardes e que procuram a sua realização sem trabalhar e à custa destas ajudas a pessoas indignas de estar na politica.
  • Petervlg
    16 out, 2015 Valongo 14:37
    Calma Lacão, vais ter um tacho, vais conseguir "roubar" os Portugueses mais uma vez
  • Azedo
    16 out, 2015 cascais 14:09
    Qual será o cargo de Lacão no possivel governo fantoche de esquerda que resultaria de uma batota?? Teriam legitimidade se o tivessem anunciado na campanha eleitoral e não depois de ver os resultados ou se tivessem vencido sem maioria.....o resto é batota. Espero que Cavaco um enorme exemplo em Portugal ....o politico mais votado de sempre.......deixe o governo em gestão para o próximo presidente chamar novas eleições e aí vamos ver se a esquerda e o PS vão coligados.....Penso que em gestão sempre é melhor que uma aberração eleitoral ..
  • João Lopes
    16 out, 2015 Viseu 13:11
    Para um verdadeiro marxista, na sua cartilha há, entre outros dogmas: “a verdade hoje, pode não ser verdade amanhã” e “não olhar a meios para atingir os fins”: tudo ao serviço da revolução; será que o Dr. António Costa foi e continua a ser marxista? A máxima popular: “se queres conhecer o vilão põe-lhe o poder na mão” não explicará também as suas atitudes pouco coerentes?
  • ao Fernando Gomes
    16 out, 2015 lx 13:04
    É dessa forma que vocês, direitolas, vão sobrevivendo! É da intriga e da insinuação, porque mais não sabem fazer! São uns incapazes, isto para não ser mal educado! Só demonstam a desorientação em que estão porque não querem perder o vosso "brinquedo".
  • Fernando Gomes
    16 out, 2015 Almeirim 12:27
    Este Lacão um menino de calças grandes e digo isto porque já o vi ser repreendido por um familiar num restaurante da zona de Santarem e ele parecia um pequeno rapaz amuado e não disse nem aí nem ói.Isto para dizer que é ridiculo o que este senhor hoje diz de um colega de partido Francisco Assis.É vergonhoso este homenzinho não ter respeito pelas afirmações de um colega que não tem as mesmas ideias que ele.apetece-me dizer CRESCE A APARECE como dizem os meninos traquinas na escola uns para os outros quando se zangam.Este lacão que anda sempre atrelado a quem fica com o poder seja a que preço for,define bem a maneira de ser como se vê no que comentei no inicio.
  • Entretanto
    16 out, 2015 port 12:23
    É com estes que a direita conta para dividir a esquerda...Quando se abrem portas que estavam fechadas, por "teimosia ideológica" de uns, na aproximação de entendimentos, aparecem outros que, criticavam e bem, aquela "teimosia" para justificarem o "socialismo democrático", pretendem agora deitar fora as oportunidades de nestes novos tempos poder haver entendimentos de que a esquerda já há muito necessitava, para enfrentar a direita! Os tempos mudaram e aqueles que ainda vivem com os preconceitos da "guerra-fria" devem deitá-los fora e não se deixarem apanhar pelos adversários da direita! Se não o conseguem, então, o melhor é seguirem o caminho da direita...e não perturbarem o novo rumo!
  • antónio
    16 out, 2015 portalegre 12:17
    este está a preparar-se para mais um tacho..............o que interessa a esta gente é ( a usurpação)o poder, custe o que custar..., nem que para isso tenham que engolir sapos ( não era o PCP que fazia isto?)...............afinal PS e PCP Parecem ser farinha do mesmo saco..........

Destaques V+