Tempo
|
A+ / A-

Papa pede ao mundo que acorde para o sofrimento dos cristãos perseguidos

15 out, 2015 - 14:42 • Ângela Roque

Segundo o relatório da fundação Ajuda à Igreja que Sofre, 80% da perseguição religiosa tem por alvo cristãos, que em algumas partes do mundo são ameaçados de genocídio.

A+ / A-

O Papa quer “que o mundo acorde” para o sofrimento dos cristãos, e pede mais acção à comunidade internacional para travar o que considera ser “a chaga” da perseguição religiosa.

A mensagem consta de uma nota enviada pelo Secretário de Estado do Vaticano à fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que esta semana divulgou o mais recente Relatório sobre Liberdade Religiosa.

Segundo o documento, 80% das perseguições registadas foram contra cristãos, que são, de longe o grupo religioso mais violentado por causa da sua fé.

O relatório denuncia que há uma limpeza “étnico-religiosa” em curso contra os cristãos no Médio Oriente e nalgumas regiões de África existe uma “ameaça de genocídio” feita por grupos radicais islâmicos.

O documento foi divulgado em Lisboa a 13 de Outubro, dia em que a Fundação AIS em Portugal celebrou 20 anos de existência.

Do programa de iniciativas previstas para esta semana faz parte a inauguração, esta quinta-feira, da nova delegação da AIS em Évora, na Igreja de Santa Clara, às 18 horas.

Sexta-feira, às 21h00, haverá uma vigília de oração em Almada pelos cristãos perseguidos e sábado à tarde uma Jornada de Oração em Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+