Tempo
|
A+ / A-

António Costa diz estar em melhor posição do que PSD e CDS para formar Governo

13 out, 2015 - 15:12

Em entrevista à agência Reuters, Costa procura sossegar investidores. Diz que PCP e Bloco desistem de pôr em causa os compromissos europeus.

A+ / A-

António Costa garante, em entrevista à agência de notícias internacional Reuters, que o PCP e o Bloco de Esquerda desistem de pôr em causa os compromissos europeus e que, por isso, o PS “está em melhor posição do que a direita para formar um governo estável para os próximos quatros anos”.

O secretário-geral socialista afirma à Reuters que, depois das reuniões com os líderes do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda, passou a existir um compromisso de respeito pelas regras europeias, nomeadamente o cumprimento das metas do défice.

“É claro, e pode ser uma surpresa para muitos porque é uma novidade, que pela primeira vez pode haver um governo que reflicta a maioria de esquerda no Parlamento, sem colocar em risco as regras europeias”, acrescentou.

António Costa disse ainda que espera concluir as negociações para poder formar governo a "curto prazo". O PS está pronto para governar e "virar a página da austeridade".

Segundo o líder socialista, apesar da derrota do PS, as eleições legislativas de 4 de Outubro mostram um "desejo de mudança na política" portuguesa, patente na maioria de votos reunidos pelas forças que se opõem à política de austeridade do governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

Costa sossega mercados

A Reuters escreve que os "mercados financeiros caíram nos últimos dois dias" em Portugal perante a possibilidade de Costa estar a formar um governo de esquerda.

"O que eu quero transmitir, especialmente aos mercados, é que Portugal vai manter a estabilidade dos seus compromissos europeus", afirmou António Costa à agência noticiosa.

A entrevista à Reuters foi publicada pelas 15h00 (hora de Lisboa), a três horas da segunda reunião entre responsáveis do PS e da coligação.

Costa afirma que as negociações com Bloco de Esquerda e PCP basearam-se no programa do Partido Socialista, enquanto as conversações com PSD e CDS basearam-se nos planos da coligação. Ou seja, a coligação de direita quer governar com base no seu programa.

"Mantemos a nossa posição de falar com todos em boa-fé", diz Costa. "Naturalmente cabe-nos também a nós, tendo em conta a falta de sucesso [da coligação PSD/CDS], tentar chegar a um governo que seja estável durante os próximos quatro anos e implementar a mudança que os resultados da eleição mostraram inequívocamente [que os portugueses querem]."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Silva
    22 out, 2015 Fora de Portugal 08:34
    É impressionante como Portugal nunca irá sair da cepa torta. Um partido que não ganha está à beira de nomear primeiro ministro. Aliás o Antonio Costa no seu explendor de chico esperto, deixou algumas pistas de como iria agir. Senão vejamos, na camara de lisboa.. ele fez coligação com o PCP... depois foi a tourada para ganhar a nomeação de sec do PS, claro com vista a S.Bento e agora logo após os resultados aquela senhora do BE a dar bem a entender que qualquer coisa se passava nos bastidores. Se dizem que o PS+PCP+BE dá maioria de esquerda também se pode dizer que PS+PSD+CDS dá maioria.. Agora eu gostava de saber aonde é que esses camaradas vão buscar o dinheiro para financiar a quantidade de promessas que venderam mas que os eleitores não compraram.. .sim porque Portugal está falido.. Fantastico como nenhum dos partidos PS+PCP+BE que ganhou as eleições pode agora invocar o que quer que seja. País dos tachos e oportunistas. É por estas e por outras que Não voto, e nem sequer tenho intenções de regressar a este país da treta mas que doí ver tanta estupidez e altruismo isso não há duvida. A acontecer este governo da treta com base em pressupostos ridiculos, Nunca Portugal irá sair da mediocridade, infelizmente
  • c.rodrigues
    14 out, 2015 amadora 14:08
    Tudo o que estou a assistir me parece uma aberração. O PS leva o país à banca rota, Costa finte Seguro, perde as eleições, mostra uma arrogância que não lhe conhecia, ganha estilo de campeão. República das bananas ??????????
  • Bem-haja
    13 out, 2015 Lisboa 23:56
    Sr. António Mestre, bem-haja pelas suas palavras. Esperemos que os socialistas honrados indiquem o caminho de saída a Costa. Ou ele destruirá o PS e, acima de tudo, o País.
  • verdade
    13 out, 2015 leiria 22:10
    Mais um que quer é tacho e que se lixem os pategos
  • LUIS FERREIRA
    13 out, 2015 Paris 21:27
    Povo Português infligiu derrota Historica à Direita perderam perto de 1 milhâo de votantes e Agora COSTA exige-se entendimento à esquerda e formar governo jà està dado o pontapé de saida para formaçâo do novo Governo o povo votou para acabar com a austeridade quem votou util nâo vai aceitar uma traiçâo bora là formaçâo de governo de esquerda urgente de que estamos à espera Costa nâo leves o PS a cometer um suicidio depois do sangue démarrado nâo vale apena Chorar mâos à obra povo unido!!!
  • Antonio Mestre
    13 out, 2015 Beja 21:22
    Não sou do circulo politico desse Sr. Costa (desculpem-me os Sr.)mas,como bom ALENTEJANO,e que senti na pele o bom e e mau do 25 de Abril,não ADMITO que esse Costa esteja a BRINCAR co,m o esforço que todos nós fizemos para recuperar os erros do anterior "Desgoverno" e outros anteriores........... Como disse anteriormente e como bom Alentejano aqui na minha Cidade de Beja (uma Aldeia comparando com outras zonas do País )mas com uma qualidade de vida invejavel ,esse Costa que um amigo meu e com posição no partido socialista mas meu AMIGO,me disse que esse Sr. Costa até matava a mãe e o pai para subir um degrau na escalada política.Logo ...logo eu não acreditei,mas agora já vejo nos meus parcos 61 anos de idade,que realmente a politica deveria ser para os HONRADOS ,e não para os políticos, e pergunto Eu na minha simplicidade ,PORQUE FUI EU SOLDADO DO 25 DE ABRIL? Para isto ............... Sr. Costa,Tenha vergonha.depôs o seu antecessor porque segundo disse (mas o que diz não se escreve )ele teve uma vitória baixa nas Europeias,agora TU PERDESTE ,e queres ser primeiro Ministro.......... Bem me dizia o meu AMIGO ,mesmo do PS ,já sabia que tu hó costa MATAS para subir um degrau. Será que os filiados do PS não conseguem ver o DESTABILIZADOR que esta á frente do Partido? Neste comentário esta o meu nome e o meu email,se quiserem o meu nº de contribuinte tambem posso dar ,sou Português e quero um Portugal LIVRE destes pseudo Políticos.
  • Johnyb
    13 out, 2015 Lisboa 21:00
    Eu vejo a direita em pânico de perder os tachos! Os outros também merecem nunca lá estiveram! Calma PAF se correr mal é maioria na certa! Ou ainda não perceberam que vao se todos fiscalizar, se a esquerda governar e correr mal PAF maioria se a direita se portar mal a esquerda sobe ao poder! Calma minha gente!!!!
  • O povo
    13 out, 2015 20:27
    Deixem-se de palhaçadas e de jogos de interesse, parem de arruinar o País! quem governa é quem o povo escolhe. Se não são capases de por o país primeiro que os joguetes de interesses deem novamente a palavra ao povo e este dessiderá e tenho a certeza que desta vez o povo já abriu os olhos e saberá dizer, com clareza, quem vai governar.
  • António
    13 out, 2015 Coimbra 20:24
    Como eu, muitos não votaram PS, apenas para que o PS não obtivesse maioria absoluta, não para que não fosse governo! Era evidente que a direita ia perder, só que os portugueses disseram que o PS (em maioria) seria mais do mesmo e os seus votos estão no BE e PCP !!!!
  • Armindo
    13 out, 2015 Braga 20:16
    Este Sr. Antonio Costa diz que está em melhor condições para formar governo? Então o portugueses foram as urnas fazer o quê? Votar acho eu, ai o sr. Costa perdeu é porque os portugueses não o quiseram para 1º ministro! Se assim é respeita a democracia!

Destaques V+