Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catarina Martins: "O Governo de Passos e Portas acabou hoje"

12 out, 2015 - 13:03

António Costa teve "reunião muito interessante" com o Bloco de Esquerda. "Foi possível identificar matérias passíveis de convergência."

A+ / A-
Uma "reunião interessante" para o PS. O fim do "governo de Passos e Portas" para o BE
Uma "reunião interessante" para o PS. O fim do "governo de Passos e Portas" para o BE

Veja também:


O PS e o Bloco de Esquerda (BE) tiveram uma reunião "muito interessante" na qual foi possível identificar "matérias passíveis de convergência", afirmou esta segunda-feira o secretário-geral socialista, António Costa, à saída de um encontro com responsáveis bloquistas na sede do BE, em Lisboa.

Catarina Martins, porta-voz do Bloco, foi mais longe: no que depende do partido, "o governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas acabou" porque há "outra solução de Governo" integrando as prioridades do Bloco - "emprego, salários e pensões".

"É prematuro" dizer que é "possível" um acordo entre PS, Bloco e PCP, mas "é seguro dizer que há condições para que esse acordo possa ser possível", declarou, minutos antes, António Costa.

"Tivemos com o Bloco de Esquerda uma reunião muito interessante, onde foi possível identificar de modo positivo um conjunto de matérias passíveis de convergência entre os dois partidos. Quanto às divergências, elas são públicas e não faz sentido debatê-las. O que faz sentido é trabalhar no novo quadro parlamentar para que o país possa ter um Governo estável e que corresponda à vontade popular no sentido de que exista uma alteração de política no respeito escrupuloso pelo quadro constitucional", acentuou o líder socialista.

Agora, afirmou Costa, é tempo de desenvolver "trabalhos técnicos" para "limar divergências" e "aproximar posições".

Governo "acabou"

Catarina Martins, a porta-voz do Bloco de Esquerda, foi mais longe no balanço da reunião: "Pela nossa parte, estou em condições de dizer que, no que depende do Bloco de Esquerda, o governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas acabou hoje."

A bloquista diz que a reunião com o PS permite antecipar a formação de um Governo que "rompa o ciclo da direita" e de "orçamentos inconstitucionais" e que "possa respeitar o emprego, o salário e as pensões". Bandeiras como a renegociação da dívida não estão entre as prioridades, esclareceu Martins.

"Estão criadas as condições de consenso básico", reforçou. Questionada pela Renascença sobre se essas condições podem esbarrar na posição que o Presidente da República vai tomar, a bloquista afirmou ter "uma divergência" com Cavaco: a "estabilidade" que o Presidente tanto deseja passa por ter um Governo que respeite a Constituição.

Reuniões e cenários

A reunião entre os responsáveis do PS e do Bloco Esquerda deu o pontapé de saída numa semana que pode ser decisiva para a formação de Governo.

vários cenários possíveis para a formação de Governo, desde um acordo entre PS e a coligação PSD/CDS para a viabilização do programa do Governo e o Orçamento do Estado a uma “maioria absoluta” de esquerda.

O secretário-geral socialista reúne-se ao início da tarde, às 14h30, para uma reunião com o PAN (Pessoas, Animais e Natureza), que elegeu pela primeira vez um deputado.

Às 16h00, o secretário-geral socialista vai a Belém para uma audiência com o Presidente da República, num encontro que acontece seis dias depois de Cavaco Silva ter recebido em Belém o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Azevedo
    13 out, 2015 Porto 01:42
    Votei PS "sob protesto". Se na campanha eleitoral o Costa dissesse que iria ligar-se àqueles dois asilados, eu e mais umas centenas de milhares já não votávamos nele. Certo?
  • salva
    13 out, 2015 Evora 00:58
    Estou farto de ver sempre os mesmos corruptos desde há 40 anos a roubarem-nos a todos e o povinho a papar sempre com a mesma chantagem dos mercados e blá blá blá (mafia)......fora com esta escumalha, venha gente nova com seriedade para correr com estes bandidos todos!!!!!
  • Dê-lhes, Dr. Passos!
    12 out, 2015 Lisboa 23:47
    Dr. Passos. Dê-lhes o Poder. Deixe estes loucos governar, já que tanto o querem. Entregue-lhes essa possibilidade e eles que bebam o próprio veneno. Vamos querer ver o desempenho, quando as exigências ainda são tão grandes. Vamos querer ver as prosápias com que o trio Costa/Catarina/Jerónimo vão falar com a Europa. E vamos ver o resultado. Já que eles estão a puxar a corda, dê-lhes a corda toda, Dr. Passos. E vamos assistir a um lindo enterro. Sofreremos (e bem) entretanto, mas vamos ver um lindo enterro desta frente de esquerda que só o é para destruir. Mas vire-lhes a mesa ao contrário, Dr. Passos. Deixe-os assumir o odioso da traição, da destruição e da incapacidade para fazer melhor. Dê-lhes a largueza toda, Dr. Passos. E as próximas eleições serão vencidas pela Coligação, e com maioria absolutissima. Aqueles que puniram a Coligação desta vez, e que entretanto já devem estar profundamente arrependidos de o ter feito, saberão voltar "ao caminho de casa".
  • rosinda
    12 out, 2015 palmela 23:02
    nao catarina o psd eo cds nao acabaram hoje ! Quem acabou hoje foi a esposa do cesar e a menina e pena que em vez dela nao fosses tu!
  • miguel
    12 out, 2015 porto 22:35
    o PS coligar-se à extrema esquerda vai ser um grande tiro no pé,vamos esperar pelos próximos episódios pois votei PS como moderado centrista e se Costa dissesse que ia se coligar aos comunistas nem sequer saia de casa para votar,isto é um golpe muito baixo de Costa aos centristas que votam PS. uma VERGONHA
  • Ernesto
    12 out, 2015 esmoriz 22:29
    Eu votei PS para governar no centro esquerda e não com coligações extremistas senão nem tinha ido votar,se houver um governo de extrema esquerda com o PS de muleta para mim pessoalmente acabou o socialismo
  • Carlos
    12 out, 2015 AJT 21:52
    Que vergonha esta senhora! O que o poleiro não transforma as pessoas... se PS/BE/CDU queriam fazer governo, que fizessem coligação antes das eleições e não depois de terem perdido contra PSD/CDS. O povo é soberano e votou em quem votou, não agora em coligações de conveniência à posteriori. Ganhem vergonha na cara e admitam que perderam contra um dos governos menos aclamados de sempre. A coligação PSD/CDS ao menos já mostrou o que é capaz, agora estes são uma surpresa todos os dias.
  • José
    12 out, 2015 SETUBAL 21:45
    Eu acho que o PR deve desde já entregar o governo deste País ao PS e BE e acabar com esta merda de andarem os vigaristas corruptos do PS a condicionar este País.Agora mesmo estou a ouvir um traficante de diamantes a dizer que o PS é o melhor.Que seja por mim estou farto destes FdP socialistas, vigaristas e ladrões.j(esta não passa)
  • Fernando Vieira
    12 out, 2015 Porto 21:19
    Coligação de esquerda? onde ? Foi apresentada essa solução aos Portugueses? Eu não vi ! , cambada de oportunistas, apresentem essa solução a votos e depois vejam os resultados... Democratas de treta!
  • antónio
    12 out, 2015 coimbra 19:59
    infelizmente isso é só "bluff", porque na hora de verdade vão apoiar a páf e fazerem a penelinha...mas enfim com outra aliança nem que tivessem alguma " boa intenção " não faltariam águias e Bruxelas do alto a vigiar.

Destaques V+