Tempo
|
A+ / A-

Loja centenária de Lisboa à beira de fechar portas para dar lugar a hotel

08 out, 2015 - 11:42 • João Cunha

Director comercial do estabelecimento lamenta sucessivos encerramentos de lojas tradicionais da capital. "Corremos o risco de, um dia, termos apenas uma cidade onde turistas vão ver apenas outros turistas", afirma.

A+ / A-

É mais uma loja com história em risco de fechar portas em Lisboa, esta de uma das últimas fábricas na Europa a fabricar azulejos 100% artesanais. Criada em 1916, a centenária loja de venda de peças de cerâmica da Fábrica Sant'Anna recebeu em Abril a ordem de despejo do imóvel, no Largo Barão de Quintela e com entrada pela Rua do Alecrim.

O grupo Visabeira, dono do imóvel, obteve licença camarária para ali construir um hotel, dedicado a Bordalo Pinheiro, e emitiu uma ordem de despejo a todos os inquilinos.

Só que a Sant´Anna garante que dali não saem. Pelo menos por agora. "Para já não saímos. Vamos fazer tudo para contestar este despejo. Temos a missão herdada dos nossos antepassados de manter viva esta arte tão tradicional da cultura portuguesa e de a entregar às gerações futuras melhor do que a recebemos", explica Francisco Tomás, director comercial da empresa.

Afixados nas paredes da loja, repleta de peças de cerâmica, estão painéis de azulejos com perto de 100 anos. Mas nem isso chegou para convencer a Câmara de Lisboa a classificar a loja como património municipal.

"O pedido de classificação de interesse municipal foi recusado", adianta Francisco Tomás. "A justificação foi de que a loja não oferece nada de único e é apenas uma loja como outra qualquer."

A avançar o despejo, Lisboa ganha mais um hotel entre tantos que têm nascido na cidade nos últimos anos. "Corremos o risco de, um dia, termos apenas uma cidade onde turistas vão ver apenas outros turistas", afirma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rosa Correia
    17 out, 2015 De Lisboa 09:30
    Mais um escandalo onde so o dinheiro é REI . Vamos onde , com esta mania de modernismos onde so se da valor ao dinheiro que se pode meter ao bolso ?? SR. PRESIDENTE DA CAMARA sera que não haveria outros prédios em Lisboa capazes de albergar a tal OMENAGEM a Bordalo Pinheiro ? Tenho a certeza que ele tambem não estaria de acordo que em seu nome se estrague o que temos de valor para mostrar a quem nos visite Prédios modernos e Hoteis ha-os em todo lado em todos os Paises, coisas como as que nos querem destruir so nos as temos . SR. PRESIDENTE DA CAMARA não tem orgulho no que nos deixaram ? Com que direito nos destroi o passado ?? Quer ter mais Hoteis ? RENOVE OU MANDE RENOVAR os prédios que estão VERGONHOSAMENTE A CAIR NA PRAçA fIGUEIRA ha imensos anos, não acha que era o sitio mais indicado para a tal omenagem ?? AO SENHOR E TODOS OS VEREADORES INCOMPETENTES QUE O RODEIAM TENHAM CORAGEM NAS DESIçÕES QUE TOMAM E NÃO DESTRUAM TUDO O QUE NOS DA VALOR E INTERESSE A QUEM NOS VISITA. E NÃO OLHEM SO AOS LUCROS O DINHEIRO NÃO é TUDO NA VIDA E HA COISAS QUE O DINHEIRO SO ESTRAGA;
  • Maria
    08 out, 2015 Porto 16:17
    A maioria da Câmara de Lisboa é PS, logo intocável, logo deve estar a pensar bem e a fazer tudo bem, não é??? Creio que este é mais um comentário meu que não vai passar... a ver...
  • Mário Soares
    08 out, 2015 São Paulo - Brasil 16:11
    A população de Lisboa é que devia impedir que a loja encerre. Fazerem um levantamento, um abaixo-assinado, qualquer iniciativa que impeça a descaracterização de Lisboa. Está loja que conheço bem, é HISTÓRICA ! Não se pode permitir uma coisa destas. Usem as redes sociais para o efeito. Eu não o faço, porque não as utilizo.
  • Maria Eduarda Silves
    08 out, 2015 1900 189 Lisboa 15:04
    A Fábrica de Sant'Ána tem TODA A RAZÃO!! Já há muitos anos que lá comprei uns azulejos lindos pintados à mão! Como é possível isto acontecer??? Para quê mais hoteis? E no Inverno fica tudo às moscas!!! E a Câmara Municipal autoriza mais um hotel....é que pretende ver turistas e vêr outros turistas..... é mesmo ... é mesmo uma atitude muuuuuito"interligente".... Será que haverá alguem que consiga travar este despejo???? Perante uma loja antiquissima e de referencia? Afinal ....onde andam as pessoas de carácter???????????????????????????? Sr Presidente da Câmara Municipal de Lisboa diga-me a verdade....PORQUÊ ISTO??????????????????????????????????????????????????????????????? VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA!!!!
  • Pinto
    08 out, 2015 USA 14:44
    Parque não deixar a loja como atração touristica em conjunto com o hotel?
  • AMÉRICO BRITO
    08 out, 2015 LISBOA 14:40
    QUALQUER DIA COMEM-SE HOTÉIS E OUTROS QUEJANDOS ÀS COLHERES, ALGUÉM TÊM QUE PÔR COBRO A ISTO. UM ALFACINHA EM VIAS DE EXTINÇÃO.
  • Luís Miguel Fernande
    08 out, 2015 Carnaxide 14:34
    Ó Dr. Medina faça a CML esclarecer publicamente a questão ou corre o risco de fazer má figura...
  • 08 out, 2015 14:33
    Lamentável!
  • 08 out, 2015 14:18
    Porque não uma petição/ pequena contribução de todos para aquisição do espaço... tudo tem um preço...
  • Pedro Dias
    08 out, 2015 Lisboa 13:56
    Tanta coisa, tanta coisa e a CML continua a mostrar o q vale face ao património cultural deste país, pouco mais q zero. Só lhe interessa as obras novas, de encher olho, mas q não valem um caracol furado. Medina = Costa; Costa = Medina. Ambos = zero. Os bairros sociais continuam degradados, as casas continuam a cair quer nem tordos, o comércio entregue a indianos, paquistaneses e chineses (dão mais guito), os comerciantes locais q se amanhem. É a vida, como dizia o outro.

Destaques V+