Tempo
|
A+ / A-

Passos vai contactar Costa para "criar uma solução política"

06 out, 2015 - 21:50 • Paula Caeiro Varela , com Lusa

O vice-presidente do PSD não adiantou se está somente em causa a procura de um apoio parlamentar, ou se estará a ser equacionada a participação dos socialistas no Governo.

A+ / A-

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, vai contactar o líder do PS, António Costa, com o objectivo de "criar uma solução política que seja consistente" e assegure "estabilidade", anunciou esta terça-feira o porta-voz social-democrata.

Em declarações aos jornalistas, à margem de uma reunião do Conselho Nacional do PSD, num hotel de Lisboa, Marco António Costa não quis estabelecer "calendários" para os contactos com o PS.

O vice-presidente "laranja" também não adiantou se está somente em causa a procura de um apoio parlamentar, ou se estará a ser equacionada a participação dos socialistas no Governo.

Marco António Costa falou na procura de "pontos de convergência que permitam a construção de uma solução negociada para uma estabilidade política do próximo Governo" e em valores comuns que permitem "criar uma solução governativa que seja consistente, sólida, que tenha estabilidade".

Interrogado se isso poderá passar por um Governo PSD/CDS-PP/PS, respondeu: "Não me cabe a mim estar aqui a abrir ou a fechar portas ou a fazer especulações sobre cenários".

Passos quer cumprir mandato até ao fim

O PSD quer dar prova da disponibilidade para fazer compromissos e Pedro Passos Coelho deixou claro, na reunião desta terça-feira do conselho nacional do PSD, que é essa a posição que o partido deve assumir.

Na intervenção à porta fechada, e segundo relatos feitos à Renascença, Passos Coelho passou a mensagem de que vai tentar que o Governo cumpra o mandato até ao fim.

Rejeitou a ideia de que esta legislatura será encurtada, com eleições antecipadas, mesmo que tenha sido esse o vaticínio que fez durante a campanha eleitoral. As circunstâncias mudaram e o presidente do PSD aposta tudo em palavras como diálogo e compromisso.

O acordo de Governo com o CDS abre esse espaço para entendimentos com o PS mas, para já, ninguém quer definir os termos desse compromisso.

Nas declarações aos jornalistas, o vice-presidente do PSD, Marco António Costa, não excluiu nenhum cenário, nem sequer o de um Governo alargado com o Partido Socialista.

O PSD também não quer ainda entrar em detalhes sobre as eleições Presidenciais. No texto de acordo com o CDS, assumem um compromisso de diálogo para uma posição comum, mas não falam num candidato comum.

Na reunião desta terça-feira, Passos Coelho terá sublinhado que não deve haver interferências partidárias. Quem quiser apresentar-se na corrida a Belém, deve fazê-lo.

Miguel Relvas, o número um da lista de Passos Coelho ao Conselho Nacional, acrescentou que há um candidato natural da área política do PSD, numa referência implícita a Marcelo Rebelo de Sousa.

[notícia corrigida às 00h03 - "solução política" e não "solução governativa"]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pois é!
    07 out, 2015 lis 11:42
    perante a realidade, não venham agora oferecer cenouras. Cenouras, dão-se aos Coelhos...Até já começaram a prometer "oferecer" o lugar de presidente da AR ao PS!...E querem ser levados a serio! Para eles, o que conta são os lugares! O programa eleitoral da coligação, foi escondido e agora querem que o PS, que apresentou um efectivo programa eleitoral, vá desprezá-lo e passe a dar apoio ao programa escondido! Como "ganharam" as eleições, perdendo 25 deputados, então assuma a responsabilidade e governem sem estarem a passar bolas rasteiras! Mostrem agora, o que valem!...
  • Que mansinhos...
    07 out, 2015 Lx 00:49
    ...que mansinhos que eles andam agora...
  • Luis
    06 out, 2015 Porto 22:14
    Bastava o psd-ps para isso nada disto faz realmente sentido, não houve voto útil no ps ficou tudo a arder esquerda e direita.

Destaques V+