Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​PAN chega ao Parlamento. É o único dos pequenos partidos a conseguir

05 out, 2015 - 01:03 • Carlos Calaveiras

Já era quase 1h00 quando o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) recebeu a boa-nova: vai mesmo ter um deputado na Assembleia da República.

A+ / A-

Às 20h00 deste domingo, algumas projecções das televisões davam esperança a três partidos ditos “pequenos” ou “emergentes”, mas no final só um vai fazer a festa no Parlamento.

Já era quase 1h00 de segunda-feira quando o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) recebeu a boa-nova: vai mesmo ter um deputado na Assembleia da República.

André Silva, líder do partido, vai ser um dos 230 eleitos, estrear-se no Parlamento ancorado nos 22.583 votos na capital (foram mais de 74 mil a nível nacional).

PAN: “Todos animais, todos iguais”
A reportagem da Renascença sobre o PAN, feita durante a campanha

Menos sorte teve o Livre/Tempo de Avançar, liderado por Rui Tavares em Lisboa, que ficou às portas de São Bento. Os estudos apresentados pela RTP e pela TVI admitiam essa hipótese, mas o antigo eurodeputado do Bloco não conseguiu o seu lugar.

Também o Juntos pelo Povo (JPP) ficou (quase) à beirinha de uma “vitória” eleitoral, graças a uma votação significativa na região autónoma da Madeira. A sondagem apresentada pela TVI alegrou o JPP às 20h00, mas não confirmou às 24h00.

Também Marinho e Pinto, líder do estreante Partido Democrático Republicano, não conseguiu repetir o brilharete alcançado nas europeias, ainda que com as cores do Movimento Partido da Terra. Desta vez, nas legislativas, cabeça de lista por Coimbra, o advogado não conseguiu votos suficientes e vai ter de continuar em Bruxelas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+