Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

VW garante correcção das emissões fraudulentas até 7 de Outubro

02 out, 2015 - 13:27

O ministro da Economia, Pires de Lima, recebeu uma carta por parte do grupo alemão na qual o fabricante automóvel assume todos os custos inerentes a esta operação.

A+ / A-

O Governo português recebeu esta sexta-feira a garantia da Volkswagen de que até 7 de Outubro o grupo vai ter um plano detalhado para a correcção das emissões fraudulentas, onde não há referências ao impacto na produção da Autoeuropa.

O ministro da Economia, Pires de Lima, revelou ter recebido uma carta do novo presidente do grupo Volkswagen com a garantia de "um plano detalhado para a correcção de todas estas ilegalidades até 7 de Outubro e que assumirá obviamente os custos de toda esta fraude".

Em declarações aos jornalistas, o governante sublinhou a necessidade de "separar águas", entre a Volkswagen Autoeuropa e o grupo Volkswagen, realçando que, "mesmo que eventualmente no passado tenham sido produzidos veículos com motores com este `software` fraudulento [em Portugal], não é responsabilidade da gestão da Autoeuropa".

Em Portugal existem 94. 400 veículos a gasóleo do grupo equipados com o software que manipula as emissões poluentes. A SIVA, a representante em Portugal da Audi, Skoda e Volkswagen, avança este número e também a informação de que serão apresentadas, já em Outubro, as soluções técnicas para os automóveis afectados, assim como as medidas a aplicar.

A Seat Portugal, que também pertence ao grupo alemão mas não é representado pela SIVA, decidiu, esta terça-feira, suspender preventivamente a venda dos 50 automóveis que estão em “stock”, equipados com o motor EA189.

A 18 de Setembro, a Agência de Protecção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um software incorporado no veículo, incorrendo numa multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros). Dois dias depois, a VW reconheceu ter falseado os dados em 11 milhões de veículos.

O novo administrador do grupo, Matthias Mueller, revelou que os carros equipados com o software que falseava o desempenho dos motores vão ser chamados à oficina. Os clientes vão ser contactados nos “próximos dias”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Manuel
    28 jan, 2018 Ruas dos salgueirinhos n59 19:00
    A solução er retirar todos os caros que têm esse problema de circulação e indemnizar os proprietários desses veículos dando-lhes outros automóveis ou indemnização em dinheiro porque a volkswaguen lava as mãos desse problema pois eu não acredito que a mudança desse software seja grátis em principio o carro está concebido para o software que já tem fazendo uma mudança vai prejudicar o veículo a nivel mecânico e depois quem tem que pagar e o cliente do veículo que por seu lado vai pagar também o tal software isto são tudo jogadas o unico que vai perfer e o proprietário do veículo.
  • Jorge
    02 out, 2015 Lisboa 22:21
    Garante correção das emissões fraudulentas desactivando o software e afirmando que o carro está realmente a poluir mais do que diz no certificado e assim não poderá circular perante as normas europeias para as emissões de gases, o quê, não estou a perceber, está tudo a ficar louco.

Destaques V+