Tempo
|
A+ / A-

​PS questiona-se sobre quantos truques do Governo ainda estão por descobrir

29 set, 2015 - 16:34

António Costa diz que Governo foi “apanhado” a tentar disfarçar as contas do processo de liquidação do BPN.

A+ / A-

O secretário-geral do PS, António Costa, interrogou-se esta terça-feira sobre quantos "truques" do Governo estarão ainda por descobrir, no dia em que houve novidades sobre as contas do processo de liquidação do BPN.

O executivo, declarou Costa em Setúbal, foi apanhado "mais uma vez num truque" feito, diz, para "disfarçar as contas de 2012".

"O que nos interrogamos é quantos truques estão ainda por descobrir", sublinhou o líder do PS, que abordava a notícia da Antena 1, que aponta para que a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, enquanto secretária de Estado do Tesouro, tenha pedido à administração da Parvalorem que mexesse nas contas para que estas revelassem um cenário de perdas mais optimista do que o real, reduzindo os prejuízos reconhecidos em 2012.

Costa prosseguiu: "É dramático para a credibilidade da vida politica e da democracia quando, permanentemente, não há semana que passe em que o Governo em que não seja apanhado numa tentativa de enganar os cidadãos".

O socialista advogou, todavia, que "não há números, não há truques, não há contabilidades que disfarcem aquilo que é a realidade concreta da vida das pessoas", falando, por exemplo, da emigração dos jovens.

O PS, por seu turno, "não está fechado sobre si próprio" e "foi capaz de, na preparação do programa do Governo, mas também na elaboração das suas listas, de chamar para a actividade política pessoas que tendo tido outro tipo de percurso (...) sentiram perante este momento de emergência que o país vive não podiam deixar de dizer presente".

Costa deu como exemplo o economista Paulo Trigo Pereira, candidato pelo círculo de Setúbal, que interveio na sessão desta tarde.

"Alguns acharam que tínhamos ido reunir um conjunto de economistas para fazer um estudo e a fingir elaborarmos um programa", prosseguiu o líder do PS, que recordou as suas vitórias autárquicas em Lisboa para dizer que "o que é decisivo é estar em condições quatro anos depois" da primeira vitória "de voltar a dar a cara e pedir a confiança aos portugueses".

"Os portugueses não esqueceram como eles [Passos Coelho e Paulo Portas], ao longo destes quatro anos, traíram a palavra que tinham dado na anterior campanha eleitoral", declarou o socialista.

E acrescentou: "Nem sequer nos cartazes têm coragem de dar a cara porque sabem que a cara deles não convence ninguém".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 30 set, 2015 Lx 09:49
    Se virão a conhecer todos os truques quando forem apeados no dia 4 da sua zona de conforto! Aí é que vamos ver a pesada herança que vão deixar depois dos sacrificios que nos fizeram passar, para ficarmos com uma divida de 130% do PIB, se não for mais. Com esta gente tudo é possivel!
  • Este governo
    29 set, 2015 pt 23:28
    É formado por uma quantidade apreciavel de aldrabões e aldrabonas! E estes atributos são "soft"! Com todo o respeito, não há palavra "soft", mais adequada! Cambada de Aldrabões e de Trapaças! Nunca em Portugal houve um governo de tantos aldrabões e alsdrabonas, como neste que está em funções e deve ser corrido no dia 4! Estava indeciso, mas a partir de hoje já fiquei esclarecido! Votar PS para correr com esta seita de meliantes! Perante tudo isto, uma pessoa de bem, não se pode conter sem utilizar o vocabulário adequado!...

Destaques V+