Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cuba e EUA devem ser “exemplo de reconciliação"

19 set, 2015 - 22:13 • Aura Miguel ,em Cuba

Papa foi recebido por Raul Castro no aeroporto de Havana.

A+ / A-
Cuba e EUA devem ser “exemplo de reconciliação"
Cuba e EUA devem ser “exemplo de reconciliação"

O Presidente cubano recebeu o Papa Francisco no aeroporto e logo à saída do avião. O Sumo Pontífice pediu que Havana e Washington sejam “exemplo de reconciliação para o mundo inteiro”.

Ainda no aeroporto internacional de Havana, o Papa deixou o repto: “Encorajo os responsáveis políticos a prosseguir por este caminho e a desenvolver todas as suas potencialidades, como prova do alto serviço que são chamados a prestar em favor da paz e do bem-estar dos seus povos, de toda a América, e como exemplo de reconciliação para o mundo inteiro”.

Antes de Francisco falou Raul Castro. O Presidente cubano agradeceu ao Papa “o apoio ao diálogo entre os Estados Unidos e Cuba”.

“O restabelecimento das relações diplomáticas foi um primeiro passo, num processo em direcção à normalização dos laços entre os dois países, que vai exigir resolver problemas e reparar injustiças”, acrescentou.

Francisco aproveitou a ocasião para lembrar um desejo antigo de João Paulo II para que “Cuba, com todas as suas magníficas possibilidades, se abra ao mundo e o mundo se abra a Cuba”.

Raul Castro lembrou que “o bloqueio que causou danos humanos e privações à família cubana é cruel, imoral e ilegal, deve cessar”.

Castro acrescentou que “o território que é ocupado pela base naval de Guantanamo deve ser devolvido”.

O Papa iniciou este sábado uma visita de três dias a Cuba, antes de outros seis nos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manu
    20 set, 2015 Braga 07:58
    Com a visita do PaPA,espero que a presença deste traga paz e amor a todas as famílias.Só assim faz sentido viver Um bem HAJA
  • Fransico Dias
    20 set, 2015 porto 00:08
    Eu ,adoro o papa Francisco ,e tenho confiança nele ,mas dirigentes de Cuba ,não confiem nos E. U.,eles vão destruir a vossa sociedade ,tenham cuidado...

Destaques V+