Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Três camiões vão levar toneladas de ajuda portuguesa aos refugiados

19 set, 2015 - 10:52

Iniciativa recebeu o nome Caravana Aylan Kurdi, em homenagem à criança síria que morreu afogada ao tentar chegar à Europa.

A+ / A-

Três camiões, com cerca de 50 toneladas de bens doados pelos portugueses, arrancam este sábado de manhã rumo à Croácia, para ajudar os muitos refugiados que têm chegado àquele país dos Balcãs.

A iniciativa partiu de um grupo de amigos e, rapidamente, ganhou uma dimensão maior. Deram-lhe o nome de Caravana Aylan Kurdi, em homenagem à criança síria que morreu afogada ao tentar chegar à Europa.

João Vasconcelos, um dos organizadores da iniciativa solidária, explicou à Renascença como tudo começou: “Eramos cinco amigos, cinco carrinhas, queríamos comprar sacos-cama, comida e arrancar até à Hungria. Hoje, são três camiões, temos quase 50 toneladas de doações. É uma operação logística muito profissional, graças aos apoios que tivemos das empresas”.

Os três camiões vão percorrer cerca de 2.600 quilómetros para levar ajuda portuguesa. João Vasconcelos adianta que levam “muitos brinquedos, muitos produtos de higiene, muita comida, muita roupa impermeável, muito calçado, muita roupa de criança”.

A iniciativa conta já com o apoio do Alto Comissariado para os Refugiados e promete fazer chegar ao terreno os bens doados pelos portugueses

Centenas de pessoas passaram a noite a separar roupas, a embalar e a etiquetar caixas. Entre os voluntários contavam-se muitas famílias com crianças.

Carlos Silva, levou a mulher e os dois filhos: “Chegámos do trabalho e a primeira coisa que a minha mulher disse foi: ‘vamos para Loures, que eles estão a empacotar as coisas para enviar aos refugiados. Demos o jantar aos miúdos, preparámos as coisas e viemos para cá. Trouxe os meus filhos, porque é importante que eles percebam que há crianças que não estão a ter tanta sorte, que estão a ter uma vida complicada e que eles também podem contribuir e dar uma ajuda para que essas crianças tenham uma vida melhor”.

A filha Teresa sabia bem para que ia servir esta ajuda: “Meninos que saíram da guerra há pouco tempo e que precisam da nossa ajuda para ter uma vida melhor, não sofrerem mais com as guerras”.

Os três camiões vão sair este sábado por volta das 11h00, de São João do Tojal, em Loures, rumo à Croácia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Samaritano
    19 set, 2015 Setubal 14:26
    É, e lá continuamos nós com a "nossa" caridadezinha, tratamos muito bem os de fora e os de cá abandonamo-los à sua sorte. Um verdadeiro povo masoquista!
  • Cecília
    19 set, 2015 Porto 14:11
    Todos os comentarios depreciativos só podem ser de pessoas com muito umbigo e pouca boa vontade. Essa ajuda é para quem foge à guerra, à ditadura quer politica quer religiosa. Mais ajuda sim, acolher refugiados SIM.
  • F Soares
    19 set, 2015 A da Gorda 13:32
    ... e a guerra, quando acaba a guerra ? Os problemas só se resolvem na raiz.
  • vitor
    19 set, 2015 coimbra 13:31
    A hipocrasia d'alguns portugueses , milhares de crianças aqui neste país que tanto necessitam, e levam camiões do que eles ' crianças portuguesas' tanto precisam.
  • Vitor
    19 set, 2015 Leiria 12:53
    Vou-me estar a repetir mas com tanta gente a precisar de ajuda em Portugal, nomeadamente os idosos e as crianças que por vezes vão com fome para a escola, surgem pessoas com movimentos para ajudar os que só nos vão dar "trabalho" e problemas. Sejam mais humanitários para com os nossos.
  • Mim
    19 set, 2015 Lisboa 12:45
    Só me apetece perguntar onde estão os nomes das centenas de crianças cristãs mortas na síria. Onde estão as centenas de sem abrigo de lisboa e outras cidades que necessitam de 50 toneladas de bens e alimentos. Onde estão as mulheres e pessoas de idade da síria? Só os jovens emigram? Vejo notícias e só vejo refugiados da Turquia, Iraque, Afeganistão, Paquistão. Esses não estão em guerra. Façam uma selecção RIGOROSA dos refugiados e depois apoio a causa, até lá isto é uma hipocrisia.
  • 19 set, 2015 12:41
    Gente miseravel e hipócrita, em Santo António dos Cavaleiros onde vivo e donde supostamente saiu uma destas ditas ajudas, existe gente a vasculhar os contentores do lixo todos os dias para sobreviver e em plena luz do dia...
  • PAulo Correia
    19 set, 2015 Almada 12:40
    Cambada de hipócritas, com tanta fome no nosso país vão ajudar os outros. Quem faz isto não ama o seu país, não é português.
  • Paulo
    19 set, 2015 Zurich 12:29
    deixem esses camioes em Portugal nao faltam portugueses a precisarem tanto ou mais que esses refugiados dessa ajuda. a diferenca entre uns e outros e que ninguem vai fazer disso noticia deixa-me triste
  • JoseGomesLisboa
    19 set, 2015 Lisboa 12:22
    Para os sem abrigo o costa disse ao lisboetas que dessem cobertores, agora CMLisboa arranjou um fundo de 2milhões€ para os estrangeiros!!! Um partido que põe os estrangeiros em 1º lugar e os portugueses em 2º não presta!!!! Mas os portugueses nunca hão-de aprender!!!!

Destaques V+