Tempo
|
A+ / A-

Passos reafirma défice abaixo dos 3% este ano

17 set, 2015 - 11:10 • Marta Grosso

Questões económicas no centro do debate radiofónico entre o líder do PSD e do PS.

A+ / A-
Passos reafirma défice abaixo dos 3% este ano
Passos reafirma défice abaixo dos 3% este ano

O presidente do PSD e actual primeiro-ministro reafirmou esta quinta-feira, que o Governo vai conseguir alcançar um défice inferior a 3% este ano. A garantia é dada no debate moderado pela Renascença, a TSF e a Antena 1 com o seu adversário socialista, António Costa.

A propósito de uma nova interpretação do tratado europeu sobre as responsabilidades dos Estados-membros com a sua saúde financeira, Pedro Passos Coelho acusa António Costa de ser demagogo e “pouco realista”.

“A Comissão fez uma interpretação do tratado, dizendo que os que têm mais margem orçamental podem ajudar os outros a crescer. Os que têm pouca margem – como Portugal, depois do Governo PS – “têm de se portar muitíssimo bem”. Por exemplo, ter um défice orçamental abaixo de 3%, que é o que o Governo está a tentar fazer este ano e reafirmo aqui que assim será”, afirmou.

Passos Coelho criticou depois as propostas do PS, que não adiam o défice de 3% para depois de 2015, impedindo que Portugal tenha acesso àquela flexibilidade europeia mais cedo.

Sobre a nova interpretação do tratado, o líder do PS faz um resumo mais pequeno. “As reformas devem ser feitas à medida das necessidades de cada país.” Diz Costa que até Berlim “já reconheceu” que tem de ser assim e que “não temos que ter um catálogo comum” de reformas.

Defendeu depois, que Portugal se deve bater por ter uma flexibilidade cada vez maior nesta matéria. “A última vez que tivemos um défice abaixo dos 3% eu estava no Governo”, retorquiu António Costa mais à frente no debate.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Será que os srs jornalistas
    18 set, 2015 lx 17:03
    acreditam e promovem tudo o que este mentiroso afirma? Porque razão não o questionam e o põem em causa, da mesma maneira que fazem com o que a oposição diz? Para oposição pretendem que tudo seja dito e explicado ao pormenor, para os coligados nem uma questão critica colocam! É este o verdadeiro jornalismo imparcial que praticam? Nesta afirmação, bastava questionar a personagem interrogando-o se ele considera como realidade um valor que não passa de uma estimativa! Muito por baixo anda o nosso jornalismo!
  • Mais uma aldrabice
    18 set, 2015 pt 16:53
    do mentiroso compulsivo! Ele sabe que só se vai saber o valor do defice de 2015 em 2016 e portanto atira com isto para tentar enganar os incautos. Por outro lado como é mais provavel não ser o proximo primeiro-ministro já está a preparar o terreno para o ano na oposição vir com a sua retórica de redondilha colocar a responsabilidade em cima do proximo governo! Este figurão tem de ser desmascarado e deve ser lido como o maior vendedor de banha de cobra de que há memória! Ele consegue convencer-se a ele proprio que as mentiras que diz são verdades! É um perfeito "caso de estudo", efectivamente dificil de ser desmascarado a curto prazo! É nisso que ele joga!

Destaques V+