Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Peso da mochila “não deve ultrapassar 10% do peso da criança”

16 set, 2015 - 11:09

É cada vez maior o número de manuais escolares que as crianças têm de transportar para a escola e o peso excessivo da mochila pode criar problemas sérios na sua saúde.

A+ / A-

O regresso às aulas é sinónimo de muitos livros, cadernos, material escolar, quase tudo transportado às costas. O peso excessivo das mochilas escolares renova assim, todos os anos, as preocupações de pais e especialistas. Mas qual o peso ideal de uma mochila?

“O ideal seria a mochila não superar os 10% do peso da criança”, refere à Renascença o pediatra Jorge Azevedo Coutinho. O peso a mais, alerta, é prejudicial ao desenvolvimento das crianças.

Do transporte às costas para as mochilas com rodinhas, os chamados “trolleys” podem ser uma alternativa. “São talvez mais adequados e mais fáceis de transportar, mas é preciso ver qual o trajecto da criança e como se desloca”.

Jorge Azevedo Coutinho deixa ainda outros conselhos para se evitar males maiores:

“O peso mais apoiado em baixo e não tão em cima, as costas direitas e com as alças apertadas e nunca levar a mochila apenas num ombro.”

Conselhos que se destinam às crianças, mas também aos pais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+