Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Todas as crianças nascidas em 2015 terão direito à BCG

15 set, 2015 - 15:17

Portugal está em condições para limitar a vacinação a grupos de risco, mas a decisão nesse sentido não deve ser tomada tão cedo.

A+ / A-

Todas as crianças nascidas este ano vão ser vacinadas contra a tuberculose, garante a subdirectora-geral da Saúde.

A BCG tem estado esgotada, mas o laboratório promete uma remessa para Outubro. Depois dessa data todos os bebés vão ser chamados para vacinação. “O programa nacional contempla a BCG. Quando recebermos as vacinas, os meninos que nasceram este ano vão ter direito a serem vacinados, vão ser convocados e vão ao centro de saúde para serem vacinados. Os que forem nascendo também vão.”

A subdirectora-geral Graça Freitas diz que a vacinação está garantida para todos, até que se decida se Portugal vai ou não tirar a BCG do programa nacional de vacinação.

Portugal já reúne os critérios necessários para passar a dar a vacina apenas a grupos de risco, à semelhança do que já se faz na esmagadora maioria dos países europeus.

“Felizmente o nosso país evoluiu imenso. Passou de um país de grande necessidade, para média e agora já estamos entre os mais desenvolvidos. Também não é boa prática dar às pessoas algo de que não precisam”, explicou.

A doença é mas frequente nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.

Actualmente, apenas Portugal, Irlanda e Hungria mantêm esta medida universal. A BCG deve, contudo, continuar a ser administrada a grupos de risco, os quais ainda não estão definidos, mas que poderão, por exemplo, ser crianças que vivem em locais onde a tuberculose é maior ou que estejam em contacto com doentes.

A hipótese de dar a vacina apenas a grupos de risco está em análise mas, segundo o responsável pela comissão de avaliação, a decisão não está para breve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+