Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ajudar os refugiados. Canção anti-nazi dos anos 90 volta ao top alemão

13 set, 2015 - 09:02

Música foi lançada em 1993 quando surgiu uma onda de violência provocada por grupos de extrema-direita.

A+ / A-

“Schrei nach Liebe” (Grito por amor) foi lançada em 1993, pela banda Die Aerzte, contra grupos de extrema-direita. Vinte e dois anos depois, quando o país enfrenta uma vaga de refugiados, conquista primeiro lugar do top alemão de vendas.

O crescimento dos ataques da extrema-direita contra centros de acolhimentos de refugiados e algumas manifestações xenófobas levaram a uma campanha para promover a música novamente.

Um dos promotores da ideia foi Gerhard Torges, um professor de música de Berlim, que começou por pedir aos seus seguidores nas redes sociais que descarregassem e partilhassem a canção.

“Quis sensibilizar para o que se estava a passar e levar a questão aos media. No passado esta canção conseguiu marcar uma posição contra a extrema-direita, pensei que talvez agora ela conseguisse ajudar a sensibilizar as pessoas e mudar atitudes”, disse em declarações a vários órgãos de comunicação.

Em poucos dias, a canção conquistou liderança em várias plataformas da Internet de venda de música, acabando por alcançar o número 1º do top alemão.

No refrão, a banda usou um tom irónico contra os neo-nazis: “A tua violência é apenas um grito silencioso que pede amor / As tuas botas de combate desejam carinho / Nunca aprendeste a expressar-te/ E os teus pais nunca tiveram tempo para ti”.

O grupo já fez saber que vai doar todos os lucros da canção para ajudar os refugiados através do grupo de direitos humanos Pro-Asyl.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos
    13 set, 2015 mundo 10:09
    "aprendes-te" ?? Numa noticia da RR?? Meu rico português... Por que ruas andas....
  • JJ
    13 set, 2015 Lisboa 10:08
    "Nunca aprendeste"! É um erro pouco admissível. Façam a correção.

Destaques V+