Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos sem pressa de vender o Novo Banco

11 set, 2015 - 22:49

Num debate com a bloquista Catarina Martins, o primeiro-ministro manifestou confiança no Banco de Portugal.

A+ / A-

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, nega que o Governo tenha pressa na conclusão do processo de venda do Novo Banco e que esteja a influenciar a decisão.

"Nós não temos pressa nenhuma nem estamos a influenciar esta decisão, e eu reafirmo a confiança que tenho no governador do Banco de Portugal e no Banco de Portugal para conduzirem a operação", afirmou o chefe do executivo PSD/CDS-PP.

O primeiro-ministro e presidente do PSD assumiu esta posição durante um debate com a porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, na RTP Informação, que o desafiou a pedir desculpa ao país por ter afirmado que este processo não teria custos para os contribuintes. Passos Coelho reiterou que "os contribuintes não perderam dinheiro com o Novo Banco, nem irão perder".

Depois, sustentou que se fosse o Bloco de Esquerda a decidir teria havido mais uma nacionalização, como se fez com o Banco Português de Negócios (BPN), e que isso é que teria pesados custos para os contribuintes.

A porta-voz do Bloco aproveitou a referência ao BPN para lembrar que o actual ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, esteve ligado ao universo desse grupo financeiro, assim como o antigo dirigente do PSD Dias Loureiro, criticando Passos Coelho por o ter elogiado há alguns meses.

"Preso por ter cão e ser preso por não ter"

Ainda quanto à venda do Novo Banco, Passos Coelho queixou-se de "ser preso por ter cão e ser preso por não ter", referindo que na comunicação social tanto aparece "a versão de que o Governo tem pressa e, portanto, quer concluir este negócio rapidamente antes das eleições", como "a versão oposta", que atribuiu também a Catarina Martins.

Para além de insistir que a solução adoptada para o Banco Espírito Santo (BES), que passou pela criação do Novo Banco, vai ter custos para os contribuintes, Catarina Martins afirmou ser falsa a demarcação que o Governo faz em relação ao processo, referindo que o fundo de resolução que foi constituído tem membros designados pelo executivo.

O primeiro-ministro contrapôs que "há uma diferença entre ter um representante no fundo de resolução ou ser autoridade de resolução".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+