Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Que esta seja a última morte", diz pai de criança afogada numa praia da Turquia

03 set, 2015 - 19:46

Refugiado sírio Abdullah Kurdi perdeu a mulher e os filhos quando tentava chegar à Europa. Agora, pede a atenção do mundo para evitar que o mesmo aconteça a outros.

A+ / A-

O pai das duas crianças refugiadas sírias, que morreram afogadas quando tentavam chegar à Grécia, quer regressar à Síria para sepultar os filhos na cidade de Kobani.

Abdullah Kurdi, que também perdeu a mulher no naufrágio ocorrido no Mar Egeu, identificou esta quinta-feira os corpos na morgue da cidade turca de Mugla, perto da praia de Bodrum, onde as vítimas foram encontradas.

“O que nos aconteceu aqui, no país em que nos refugiámos para escapar à guerra na nossa pátria, queremos que todo o mundo veja isto”, disse Abdullah aos jornalistas.

Não conseguindo conter as lágrimas, Abdullah deixou um apelo: “Queremos a atenção do mundo para evitar que o mesmo possa acontecer a outros. Que esta seja a última [morte]”, declarou.

A tragédia desta família síria ganhou repercussão global devido às imagens chocantes que mostram os filhos Abdullah mortos numa praia turca.

Na sequência, já conhecida como “O naufrágio da humanidade”, Aylan, de três anos, aparece já sem vida, com a cara na areia. Depois, um guarda recolhe o corpo do menino, que está vestido com uma camisola vermelha.

Aylan, o irmão Galip e a mãe Rehan estão entre os 12 mortos do naufrágio de dois botes, que tentavam chegar à lha grega de Kos.

Desde o início do ano, já morreram pelo menos 2.600 pessoas nas águas do Mediterrâneo, de acordo com as Nações Unidas.

A família de Abdullah fugiu de Kobani, cidade síria devastada pelo Estado Islâmico e entretanto recuperada pelos guerrilheiros curdos, e tentou imigrar para o Canadá, mas não conseguiu visto.

Depois da tragédia, as autoridades canadianas ofereceram a cidadania a Abdullah, mas o refugiado sírio recusou.

Num testemunho à polícia turca, avançado pelo jornal “Hurriyet”, o pai de Aylan conta que pagou duas vezes a traficantes para levarem a sua família da Turquia para a Grécia, mas não conseguiram fazer a viagem.

Então decidiram procurar um barco e remar até à ilha de Kos, mas a embarcação começou a meter água. As pessoas entraram em pânico e o barco virou-se.

“Eu estava a segurar na mão da minha mulher. As minhas crianças escorregaram-me das  mãos. Tentámos agarrar-nos  ao barco. Todos gritavam na escuridão”, relata Abdullah Kurdi.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+