Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A queda da cadeira, as operações e os conflitos entre médicos. Reeditado “Salazar. O Fim e a Morte”

27 jul, 2015 - 07:56 • Henrique Cunha

Segunda edição do livro de Eduardo Coelho contém pormenores até agora desconhecidos sobre o que se passou na sala de operações, sobre quem operou Salazar e sobre os diferentes diagnósticos dos médicos que observaram o antigo Presidente do Conselho.

A+ / A-
“Salazar. O Fim e a Morte” é reeditado esta segunda-feira para assinalar os 45 anos da morte do ditador, com uma segunda edição ampliada e com documentos inéditos.

O livro é de autoria do médico Eduardo Coelho, que fez o diagnóstico ao ditador, depois da queda da cadeira ocorrida em Agosto de 1968, no Estoril, e surge com novos dados disponibilizados pelo seu filho, António Macieira Coelho.

Esta segunda edição contém alguns pormenores até agora desconhecidos sobre o que se passou na sala de operações, sobre quem operou Salazar e sobre os diferentes diagnósticos dos médicos que observaram o antigo Presidente do Conselho.

Na sequência da queda ocorrida quando gozava férias, no Forte de Santo António do Estoril, a 3 de Agosto de 1968, Salazar fez um grande hematoma na cabeça. O diagnóstico, de acordo com o relato do livro “Salazar. O Fim e a Morte”, foi feito por Eduardo Coelho, que pediu ao neurocirurgião Vasconcelos Marques que o operasse.

Face à recusa do cirurgião em operar Salazar, a intervenção acabaria por ser feita por Álvaro Ataíde, que, de acordo com António  Macieira Coelho, tinha ligações à Maçonaria. “Na intervenção do neurocirurgião que o operou, Álvaro Ataíde - que era maçon e que tomou a decisão de operar segundo o diagnóstico do meu pai - e Bissaia Barreto fizeram o cumprimento maçónico no final”, conta.

A segunda edição do livro relata também o processo judicial encetado pela família Coelho contra o neurocirurgião Vasconcelos Marques. O processo decorreu do facto de a família entender que Vasconcelos Marques, após a morte de Eduardo Coelho, ter pretendido "tirar os louros todos a favor dele, quando ele não quis operar porque tinha medo que o Salazar morresse nas mãos dele".

“Depois da primeira edição do livro, eu levei o caso ao Supremo Tribunal de Justiça, que condenou o neurocirurgião pelas ofensas dirigidas ao meu pai", acrescenta.

O livro indica ainda que Salazar nunca foi informado de que já não governava, quando no seu lugar já se encontrava Marcelo Caetano.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+