Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Extremistas islâmicos ensinam crianças a serem soldados na jihad

21 jul, 2015 - 17:10

Fundação Ajuda à Igreja que Sofre tem informações de que milhares de crianças, entre os nove e os 15 anos, recebem treino militar no Uganda e no Congo.

A+ / A-

Centenas de crianças estão a ser recrutadas pelos grupos jihadistas para receberem treino militar no Uganda e na República Democrática do Congo, denuncia a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Citando fontes que "não podem ser identificadas por questões de segurança", a fundação dependente da Santa Sé diz que há cerca 1.500 crianças nestes campos, a maioria provenientes da República Democrática do Congo.

"Estas crianças, muito pobres, estão a ser conduzidas para estes campos de treino militar onde 'são brutalizadas e doutrinadas' pelas milícias islâmicas", refere a AIS em comunicado.

A fundação acrescenta que existirão pelo menos "três acampamentos nas montanhas Ruwenzori, situadas entre o Uganda e a República Democrática do Congo, onde foram avistados rapazes, alguns com apenas nove anos de idade, fazendo exercícios militares debaixo da vigilância de homens armados".

A AIS refere ainda que há relatos sobre a existência, nestes campos, de "jovens raparigas, vestidas com burkas e que estariam alegadamente a ser preparadas para casarem com combatentes islâmicos".

Maria Lozano, vice-directora de comunicação internacional da Ajuda à Igreja que Sofre, refere que "estes campos de treino militar envolvem rapazes de idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos de idade, tendo afirmado tratar-se de algo muito perturbador".

"Algumas destas crianças são órfãs, mas outros deixaram as suas famílias depois de terem sido enganadas pelos recrutadores que as aliciaram com a possibilidade de estudarem no Médio Oriente, na Europa ou no Canadá", acrescenta Lozano.

A AIS recebeu a informação de que "as meninas estão a ser forçadas a casar e que serão tratadas como escravas sexuais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+