Tempo
|
A+ / A-

Cameron: "A luta desta geração" é o combate contra o Estado Islâmico

29 jun, 2015 - 09:33

Primeiro-ministro britânico revelou que os jihadistas planeiam "ataques terríveis" no Reino Unido.

A+ / A-
Os militantes do autodenominado Estado Islâmico (EI) estão a planear ataques específicos contra o Reino Unido. O alerta é do primeiro-ministro britânico, para quem os jihadistas são uma ameaça aos valores ocidentais.

"Existem pessoas no Iraque e na Síria que estão conspirar para realizar actos terríveis na Grã-Bretanha e noutros lugares. Enquanto o Estado Islâmico existir nesses dois países, nós estamos sob ameaça ", disse David Cameron à rádio BBC.

Para o primeiro-ministro, "a luta desta geração" é o combate contra o Estado islâmico, e os terroristas podem ser derrotados, mas vai levar bastente tempo.

O governante falava após o atentado na Tunísia, que classificou de "absolutamente terrível".

Na sexta-feira, um jovem estudante tunisino entrou na praia do hotel Riu Imperial Marhaba, em Port El Kantaoui, e disparou indiscriminadamente sobre os turistas com uma "kalachnikov". Matou 38 pessoas, incluindo 15 britânicos e uma portuguesa de 76 anos, além de cidadãos alemães, irlandeses e belgas, e feriu 39 pessoas, entre as quais 25 britânicos, sete tunisinos e três belgas, antes de ser morto.

Vários políticos britânicos classificaram este atentando como o "pior ataque contra cidadãos nacionais" desde as explosões do metro de Londres em 2005.

Sobre a Grécia, David Cameron disse que será difícil para Atenas ficar na moeda única se os gregos rejeitarem as propostas dos credores internacionais no próximo referendo. No entanto, ainda acredita que é possível a manutenção da Grécia na Zona Euro.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+