Tempo
|
A+ / A-

Linha do Idoso recebeu 17 chamadas por dia no ano passado

01 jun, 2015 - 10:42

Principais questões relacionadas com saúde. Idosos que contactam a linha têm entre 71 e 90 anos e a maioria são mulheres.

A+ / A-

A Linha do Cidadão Idoso, do provedor de Justiça, recebeu, em média, 17 chamadas por dia no ano passado, num total de mais de três mil contactos, principalmente por questões de saúde e por causa de maus-tratos.

De acordo com o relatório de actividades de 2014, 3.139 pessoas contactaram telefonicamente o provedor de Justiça através da Linha do Cidadão Idoso, tendo esta linha, nos últimos anos, recebido, em média, mais de 2.800 chamadas por ano.

Na maior parte dos casos (387), os contactos serviram para colocar questões relacionadas com a área da saúde, nomeadamente por causa da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), taxas moderadoras, transporte de doentes ou ajudas técnicas.

Houve também 209 casos em que o contacto teve que ver com maus-tratos, 196 com questões relativas às estruturas residenciais para idosos/acolhimento familiar, 187 contactos por causa da acção social ou 174 com questões sobre pensões.

Por outro lado, houve 138 casos relativos a negligência de cuidados, 135 por causa de abuso moral e financeiro, mas também 106 relativos a conflitos familiares e 58 sobre abandono.

"Em concreto sobre os direitos dos idosos, importa notar que, em cerca de um quarto das situações (60 chamadas), esteve em causa a autodeterminação do cidadão idoso e a sua violação por parte dos familiares próximos ou dos responsáveis pelas estruturas residenciais", lê-se no relatório.

O provedor de Justiça alerta que as questões de abuso material têm que ver, em muitos dos casos, com "um interesse financeiro por parte dos familiares que fazem suas a pensão, as contas bancárias e os bens dos pais, tios, avós ou outros familiares".

Relativamente a quem fez o contacto para a Linha, o relatório mostra que, na maior parte dos casos (1.378), o contacto foi feito pelo próprio, tendo havido 840 situações em que foram outros familiares a ligar.

Predominantemente, os idosos que contactam o provedor de Justiça através desta linha telefónica têm entre 71 e 90 anos (1.772) e são do género feminino (1.668).

A Linha do Cidadão Idosos integra, juntamente com a Linha da Criança e a Linha do Cidadão com Deficiência, o Núcleo da Criança, do Idoso e do Cidadão com Deficiência (N-CID), do provedor de Justiça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+