Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cruzeiros valeram 92 milhões a Lisboa em 2014

09 mai, 2015 - 10:20 • Ana Carrilho

A capital portuguesa é cada vez mais popular entre os turistas, quase todos os inquiridos disseram que a visita tinha superado as suas expectativas.  

A+ / A-
Perto de 200 euros foi quanto cada turista de cruzeiro deixou, em média, com a passagem por Lisboa em 2014, o dobro de 2013.

Contas feitas, o meio milhão de cruzeiristas gerou 92 milhões de euros na economia da capital em compras, restauração, deslocações na cidade ou visitas a monumentos.

São resultados do Inquérito de satisfação realizado pela Administração do Porto de Lisboa e Observatório do Turismo de Lisboa, a que a Renascença teve acesso.

Há ainda que contar com o impacto que tiveram na criação de postos de trabalho nas diversas actividades directa ou indirectamente ligadas ao turismo.

E quem são estes turistas? Revela o inquérito que pouco mais de metade são homens e com formação universitária. Têm, em média, 47 anos e quase 90% dos inquiridos estava a fazer a primeira viagem de cruzeiro.

A possibilidade de visitar Lisboa foi o factor que maior importância exerceu na escolha do cruzeiro quando, há um ano, aparecia em quinto lugar.

Quase todos os turistas de cruzeiro inquiridos revelaram que Lisboa excedeu as suas expectativas, mostram vontade de voltar e de a recomendar como destino de cruzeiros e de turismo.

Seis em cada dez dos turistas inquiridos colocam mesmo a capital portuguesa no top cinco de destinos a visitar.

São dados que parecem justificar o crescimento contínuo que se tem verificado este ano. Nos primeiros três meses passaram por Lisboa 45 mil passageiros de navios de cruzeiro, mais 20% que no mesmo período do ano passado.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+