Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicatos da PSP unidos nas negociações do estatuto profissional

15 abr, 2015 - 08:15

Os sindicatos da PSP enviam à ministra da Administração Interna uma contraproposta com vários pontos de que não abdicam na negociação.

A+ / A-

Os sindicatos da PSP enviam esta quarta-feira à ministra da Administração Interna a sua contraproposta de Estatuto Profissional.

Já quase todas as estruturas o fizeram individualmente, mas, agora, numa rara iniciativa de consenso, vão enviar ao Governo os pontos de que não abdicam na negociação.

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues, sublinha, em declarações à Renascença, que na reunião em que apresentou a proposta da sua estrutura, a ministra Anabela Rodrigues disse que estava disposta "a aceitar todas as propostas sobre todos os artigos".

"Vamos aproveitar [a abertura] porque estamos a falar da proposta de um estatuto muito mau, que obriga à alteração da maioria dos artigos", explica Paulo Rodrigues, sublinhando: "Há sete ou oito artigos que são fundamentais e deles não abdicamos".

A proposta colectiva dos sindicatos e associações incide na alteração de pontos que dizem, sobretudo, respeito à idade da reforma, ao horário de trabalho e à progressão na carreira.

O presidente da ASPP sustenta que a não aceitação das pretensões dos polícias dará origem "a um estatuto péssimo, que porá em causa a estabilidade e o funcionamento da própria polícia, pelo que será uma irresponsabilidade". A alternativa será a confirmação da abertura da ministra perante "propostas que são razoáveis".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+