Tempo
|
A+ / A-

Papa convoca Jubileu Extraordinário da Misericórdia

11 abr, 2015 - 13:34

Iniciativa vai ajudar a Igreja a ir ao encontro das pessoas, saindo das suas fronteiras.

A+ / A-

O Papa Francisco vai convocar oficialmente, este sábado, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, numa cerimónia que irá decorrer na Basílica de S. Pedro, no Vaticano.

Durante a cerimónia, que terá lugar às 16h30, será tornada pública a bula "Misericordiae Vultus" (O Rosto da Misericórdia), que indica a duração, as datas de abertura e encerramento e as modalidades do desenvolvimento do Ano Santo.

A bula também é um documento fundamental para reconhecer o espírito, com o qual é convocado, e os objectivos esperados pelo pontífice, que dedicou este período jubilar à Misericórdia.

O cardeal hondurenho D. Oscar Rodríguez Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional, disse à Agência Eccleia que o Jubileu da Misericórdia vai ajudar a Igreja a ir ao encontro das pessoas, saindo das suas fronteiras.

“Neste ano, por certo, teremos de esforçar-nos mais nesta ‘pastoral dos afastados’, para aproximá-los, para ir até eles”, referiu o coordenador do Conselho de Cardeais, o chamado ‘C9’ do Vaticano.

Tal como o Papa anunciou a 13 de Março, o Jubileu começará no dia da Imaculada Conceição, a 8 de Dezembro, e termina a 20 de Novembro de 2016, quando se celebra a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

A cerimónia da convocação oficial será realizada na entrada da basílica vaticana, junto da Porta Santa, onde o Papa entregará a bula aos quatro arciprestes das basílicas papais de Roma: São Pedro do Vaticano, São João de Latrão, São Paulo fora dos Muros e Santa Maria Maior.

O regente da Casa Pontifícia, monsenhor Leonardo Sapienza, lerá alguns trechos do documento.

Para expressar o desejo de que o Ano Santo se celebre em Roma e em todo o mundo, Francisco oferecerá uma cópia da bula a vários membros da Cúria e prelados representantes da África, Ásia e da Igreja Oriental.

Posteriormente, o bispo de Roma presidirá a celebração das Primeiras Vésperas de Domingo da Divina Misericórdia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+