Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia "desapontada" com palavras do Papa

12 abr, 2015 - 14:45

Francisco considera que o massacre dos cristãos arménios foi o "primeiro genocídio do século XX".

A+ / A-

O Governo turco mostra-se “desapontado” com as palavras do Papa Francisco, que este domingo apelidou de genocídio o massacre de cristãos arménios há um século.

A posição das autoridades de Ancara foi transmitida ao núncio apostólico, que foi convocado após as declarações do Papa durante uma missa em memória dos arménios massacrados.

A Turquia “lamenta profundamente” as palavras de Francisco e mostra-se “desapontada”, de acordo com fonte oficial citada pela agência Reuters.

O Governo de Ancara diz-se “surpreendido”. Sublinha que a versão de genocídio da população arménio por soldados do império otomano, entre 1915 e 1917, nunca foi confirmada pelos tribunais internacionais.

Os comentários do Papa causaram um “problema de confiança” entre a Turquia e o Vaticano, afirma fonte oficial turca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+