Tempo
|
A+ / A-

Do Iémen à Ucrânia, Papa pede a paz de Cristo para os conflitos do mundo

05 abr, 2015 - 11:08 • Filipe d’Avillez

Na sua mensagem Urbi et Orbi, Francisco pediu que os acordos de Lausanne, sobre o programa nuclear do Irão, seja “um passo definitivo para um mundo mais seguro e fraterno”.  

A+ / A-
O Papa Francisco recordou de forma especial todas as zonas de conflito no mundo e pediu para elas a paz, neste domingo de Páscoa.

Na sua mensagem Urbi et Orbi – para a cidade e para o mundo – Francisco começou por sublinhar que a Páscoa representa o verdadeiro caminho para a felicidade.

“Com a sua morte e ressurreição, Jesus indica a todos o caminho da vida e da felicidade: este caminho é a humildade, que inclui a humilhação. Esta é a estrada que leva à glória. Somente quem se humilha pode caminhar para as ‘coisas do alto’, para Deus. O orgulhoso olha ‘de cima para baixo’, o humilde olha ‘de baixo para cima’”.

Mas mais de metade da mensagem do Papa foi dedicada a enumerar as várias zonas do mundo que se encontram em guerra ou em conflito, pedindo para elas a paz.

Começando pelos cristãos que são “perseguidos por causa do seu nome”, Francisco pediu a Jesus alivie os sofrimentos de “de todos aqueles que sofrem injustamente as consequências dos conflitos e das violências em curso”.

O Papa referiu de seguida a Síria e o Iraque, pedindo o fim da violência e que “se restabeleça a boa convivência entre os diferentes grupos que compõem estes amados países”.

Seguiram-se a Terra Santa, com Francisco a pedir que “possa crescer entre israelitas e palestinianos a cultura do encontro e se retome o processo de paz a fim de pôr termo a tantos anos de sofrimentos e divisões”.

O fim do “absurdo derramamento de sangue” na Líbia e no Iémen foram também pedidos pelo Papa que expressou ainda a esperança de que o acordo de Lausanne, sobre o programa nuclear do Irão, seja “um passo definitivo para um mundo mais seguro e fraterno”.

Do continente africano foram mencionados especificamente o Sudão do Sul, o Sudão e a República Democrática do Congo, bem como a Nigéria e as recentes vítimas de terrorismo no Quénia.

A ronda de países recordados de forma particular pelo Papa terminou na Ucrânia: “Possa o país reencontrar paz e esperança, graças ao empenho de todos as partes interessadas.”

Mas a mensagem do Papa não terminou sem antes referir os homens e mulheres vítimas de “formas novas e antigas de escravidão por parte de indivíduos e organizações criminosas”, as “vítimas dos traficantes de droga” e “este mundo sujeito aos traficantes de armas”.

Francisco terminou o seu discurso com um apelo: “Aos marginalizados, aos encarcerados, aos pobres e aos migrantes que tantas vezes são rejeitados, maltratados e descartados; aos doentes e atribulados; às crianças, especialmente as vítimas de violência; a quantos estão hoje de luto; a todos os homens e mulheres de boa vontade chegue a voz consoladora do Senhor Jesus: A paz esteja convosco! Não temais! Ressuscitei e estou convosco para sempre!”

Antes da leitura da mensagem Urbi et Orbi, o Papa já tinha celebrado missa pascal na Praça de São Pedro, diante de uma pequena multidão que compareceu apesar da chuva que se fazia sentir em Roma.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+