Tempo
|
A+ / A-

Manoel de Oliveira é uma "grande lição para todos nós"

03 abr, 2015 - 00:18

Cardeal Patriarca de Lisboa recorda o cineasta centenário que morreu esta quinta-feira.

A+ / A-

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, lembra o cineasta Manoel de Oliveira como uma lição de vida para todos.

No final da missa da Ceia do Senhor, na Sé de Lisboa, esta quinta-feira à noite, D. Manuel Clemente salientou a força de viver que o cineasta tinha mesmo aos 106 anos de idade.

Manoel de Oliveira, afirmou o Patriarca, é “uma grande lição para todos nós, porque muitas vezes, pelas dificuldades da vida, as pessoais ou da sociedade, temos uma certa tentação de abandono e desistência”.

“É muito bom vermos homens como Manoel de Oliveira andar para a frente, conseguir impor-se às circunstâncias e da maneira mais criativa e mais generosa que pode ser. Continua a ser um grande exemplo e estímulo para todos nós”, sublinhou.

D. Manuel Clemente diz que esta foi uma morte sentida de um homem que sempre admirou não só pelas suas obras, mas acima de tudo pela sua vida.

Manuel de Oliveira morreu quinta-feira de manhã, no Porto. O funeral realiza-se esta sexta-feira, às 15h00, com uma pequena cerimónia religiosa na Igreja de Cristo Rei, na Foz, seguindo depois para o cemitério de Agramonte, na Boavista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+