Emissão Renascença | Ouvir Online
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo

Que diferença faz o voluntariado missionário nas prisões?

08 mar, 2015 • Ângela Roque


“Encontrar Deus atrás das grades” é o tema da grande reportagem com que assinalámos o 3º Domingo da Quaresma. Em destaque estiveram também as palavras do Papa neste Dia Internacional da Mulher.

O que leva alguém a fazer voluntariado numa prisão? Que importância tem a oração para quem está preso? Na grande reportagem desta semana ouvimos o testemunho de ex-reclusas e de voluntários católicos que escolheram dar do seu tempo aos outros desta forma.

“Um mundo onde as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril” disse este Domingo o Papa que assinalou o Dia Internacional da Mulher saudando todas as que, dentro e fora da Igreja, contribuem para a construção de uma sociedade melhor.

O que significou para a Igreja e para os cristãos a missa ter deixado de ser celebrada em latim? E porque razão há hoje quem considere que o latim faz falta? Foi o que tentámos saber por ocasião dos 50 anos da primeira missa em italiano, celebrada por Paulo VI depois das alterações aprovadas pelo Concílio Vaticano II.

O balanço do I Encontro Nacional das Instituições de Solidariedade, que decorreu no Porto, a homenagem ao padre Luis Kondor, em Fátima, foram também destaques no programa desta semana.

A nossa reportagem passou também por Leiria, onde o grupo Cáritas Jovem criou o "Explica-me”, em que voluntários dão gratuitamente explicações a alunos de famílias carenciadas.

Falámos ainda do musical “Godspell”, que estreou no Tivoli, e da nova edição do Festival “Terras Sem Sombra” que arranca no próximo sábado.

A crónica teve a assinatura do padre Tiago Freitas, responsável pela comunicação da Arquidiocese de Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.