Tempo
|
A+ / A-

Índia. Violador diz que vítima "não devia ter dado luta"

03 mar, 2015 - 16:35

"Uma rapariga é muito mais responsável pela violação do que um rapaz", diz Mukesh Singh. O caso remonta a 2012. A vítima, uma estudante de medicina de 23 anos, foi violada num autocarro por seis homens.

A+ / A-
Entrevistado para um documentário da BBC, Mukesh Singh, um dos cinco homens condenados pela violação colectiva de uma estudante em 2012, não mostra sinais de arrependimento e faz declarações chocantes.

Ao longo de 16 horas de declarações, o motorista do autocarro manteve uma postura de perplexidade face à onda de indignação relacionado com o caso.

"Uma rapariga decente não vagueia pela rua às nove da noite. Uma rapariga é muito mais responsável pela violação do que um rapaz", afirmou à BBC.

"Trabalhos domésticos e de limpeza são para raparigas, mas não estar em discotecas e bares à noite, fazendo coisas erradas, vestindo roupas erradas. Cerca de 20% das raparigas são boas raparigas", acrescentou o violador.

Singh diz que ele e os outros violadores tinham o "direito de lhes ensinar uma lição", sugerindo que a estudante deveria ter aguentado o castigo. "Ao ser violada, ela não deve oferecer resistência. Devia apenas ficar em silêncio e deixar acontecer. De seguida ela teria sido libertada e eles apenas teriam agredido o rapaz", justificou.

Mukesh Singh, condenado à morte por enforcamento, vai, juntamente com outros três arguidos, recorrer da pena capital.

O documentário de Leslee Udwin, "India's Daughter" (Filha da Índia), será transmitido na Storyville na BBC Four, dia 8 de Março.

As declarações já motivaram reacções de repulsa. O pai da vítima pede que a pena capital seja aplicada de imediato. O advogado de Mukesh Singh diz, por seu lado, que o seu cliente nunca deveria ter dado a entrevista.

A vítima, uma estudante de medicina de 23 anos, foi violada a bordo de um autocarro por seis homens a 16 de Dezembro de 2012, antes de ser espancada com barras de ferro, o que lhe provocou graves lesões intestinais. Depois, foi atirada para fora do autocarro juntamente com o amigo, também agredido, que a acompanhava.  Hospitalizada nos cuidados intensivos, a jovem mulher acabou por morrer.

Segundo a polícia, os homens estavam alcoolizados na altura dos factos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+