Tempo
|
A+ / A-

BES. Maioria chumba envio de perguntas a Cavaco Silva

04 fev, 2015 - 17:31

O envio de questões para Pedro Passos Coelho gerou consenso entre os diferentes grupos parlamentares e recebeu “luz verde”.

A+ / A-
O PSD e o CDS, partidos que apoiam o Governo, chumbaram esta quarta-feira os requerimentos da oposição, PS, PCP e BE, que pediam o envio de perguntas para o Presidente da República, Cavaco Silva, sobre o caso BES.

Este desfecho já era esperado, como tinha avançado a Renascença na passada semana, face ao posicionamento público tomado pelos vários partidos.

Já o envio de questões para o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, gerou consenso entre os diferentes grupos parlamentares e recebeu “luz verde”.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, assegura que vai responder às perguntas enviadas pelos deputados sobre o caso BES, mas crê que não terá muito a acrescentar aquela que é a posição conhecida do Governo português.

"Não creio que tenha muito a acrescentar mas não deixarei de responder aos senhores deputados, evidentemente", respondeu Passos Coelho aos jornalistas, em Santa Maria da Feira.

O primeiro-ministro recordou que não vê "nenhum problema em responder às questões que os senhores deputados queiram formular sobre essas matérias".

"Temo que a minha capacidade para poder acrescentar alguma informação relevante seja muito limitada porque no essencial é conhecida a posição do Governo português. Ela tem sido aliás expressa pela ministra de Estado e das Finanças e nas oportunidades que tive, a pedido do doutor Ricardo Salgado, de o ouvir quando ele o solicitou, foi transmitida uma posição que não é diferente daquela que a ministra das Finanças transmitiu e que é conhecida do resto do país, enfatizou.

Nos requerimentos apresentados, os partidos da oposição reclamavam que Cavaco prestasse esclarecimentos por escrito sobre reuniões tidas com o ex-líder histórico do BES em 2014.

O antigo presidente executivo do BES Ricardo Salgado reuniu-se duas vezes em 2014 com o Presidente da República tendo alertado Cavaco Silva sobre os "riscos sistémicos" envolvendo o GES e o BES, disse o ex-banqueiro em carta endereçada à comissão parlamentar de inquérito.

Na missiva, conhecida na quinta-feira, Ricardo Salgado diz que se reuniu, a 7 de Abril, com o primeiro-ministro. No dia seguinte o ex-banqueiro esteve com a ministra das Finanças, e a 22 de Abril deu-se uma reunião com o agora ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

No segundo leque de reuniões, em maio, Ricardo Salgado esteve reunido com o ex-secretário de Estado e actual comissário europeu Carlos Moedas no dia 2, com o Presidente da República a 6, com a ministra das Finanças e o primeiro-ministro a 14, e com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, no dia 20.

Também em Maio deu-se outra reunião com Durão Barroso que Ricardo Salgado não consegue precisar a data.

As diligências, diz o ex-banqueiro na carta enviada ao parlamento, "visavam, entre outros objectivos, informar as entidades competentes sobre as preocupações do GES e, reitere-se, do próprio BES".

[actualizado com declarações de Pedro Passos Coelho]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+