Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Dux" da Lusófona frente a frente com famílias das vítimas do Meco

02 fev, 2015 - 08:44 • Liliana Monteiro

Fase de instrução arranca esta segunda-feira. Deverão ser ouvidas novas testemunhas e há mesmo a probabilidade de João Gouveia, o "dux" da Lusófona, único sobrevivente e arguido no processo, falar à justiça.

A+ / A-

O caso relativo à morte de seis estudantes da Universidade Lusófona na praia do Meco conhece uma nova fase. Começa esta segunda-feira o debate instrutório, a pedido das famílias.


A diligência chegou a estar marcada para Novembro do ano passado, mas os pais dos jovens suscitaram um incidente de recusa do juiz de instrução, alegando proximidade entre este magistrado e o procurador do Ministério Público de Almada que arquivou o inquérito, mas o Tribunal da Relação de Évora rejeitou o pedido.

Durante a instrução do caso Meco deverão ser ouvidas novas testemunhas que não foram ouvidas durante a investigação e há mesmo a probabilidade de João Gouveia, o "dux" da Lusófona, o único sobrevivente e arguido no processo, falar à justiça.

O juiz de instrução de Setúbal deverá ouvir a filha do reitor da Lusófona, professora na instituição, e ainda outros dois estudantes da Universidade. Nomes apresentados pela defesa das vítimas.

Tudo aponta para que João Gouveia dê a sua versão dos factos e fale também perante o juiz para explicar o que terá acontecido naquela noite de 15 de Dezembro de 2013.

O caso chegou a ser arquivado, as autoridades judiciais consideravam não haver qualquer indício de crime, mas inconformada a família dos seis jovens que morreram pediu a abertura de instrução e reabertura do processo.

Os pais consideram que há elementos do processo que não são claros no despacho de arquivamento e que, por outro lado, não há referência a determinados elementos de prova.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+