Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa visita templo budista em zona marcada pela guerra

14 jan, 2015 - 16:22 • Aura Miguel, enviada especial ao Sri Lanka

O ambiente foi respeitador, acompanhado pelos cânticos dos milhares de pessoas.

A+ / A-

No último dia da sua visita ao Sri Lanka, o Papa tornou-se no primeiro pontífice a sair da capital do país, Colombo, para visitar a região Norte, predominantemente hindu e marcada pela guerra.

Após a canonização do missionário José Vaz, nascido em 1651 na Goa portuguesa, Francisco visitou o templo a convite do sector budista mais influente.

Os monges explicaram-lhe a história do local e mostraram algumas relíquias sagradas, que só são expostas uma vez por ano, mas foram exibidas pela ocasião desta visita.

O ambiente foi respeitador, acompanhado pelos cânticos dos milhares de pessoas. Foi um sinal de grande acolhimento, muito pacífico e um marco do sucesso desta visita.

Aos jornalistas, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que Francisco "está muito feliz" e manifesta uma vontade permanente de encontrar pessoas.

Já o objectivo da visita foi "cumprido de forma excepcional", com a canonização do primeiro santo da ilha e todo o aspecto pastoral, mas sobretudo, no ajudar a consolidar todos os anseios de paz que todos os habitantes desta ilha – acólitos e não só –  desejam.

Ainda esta quarta-feira, o Papa visitou o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Madhu, na mesma região, onde evocou os sofrimentos da guerra civil que atingiu o país entre 1983 e 2009.

"Por intercessão de Nossa Senhora de Madhu, que todos possam encontrar aqui inspiração e força para construir um futuro de reconciliação, justiça e paz para os filhos desta amada terra", rezou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+