Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Idade da reforma baixa para 66 anos e quatro meses em 2023

30 mai, 2022 - 12:57 • Ricardo Vieira

A idade de reforma desce pela primeira vez no próximo ano, devido à redução da esperança média de vida aos 65 anos.

A+ / A-

A idade de reforma vai baixar para 66 anos e quatro meses de idade em 2023, confirmam os dados avançados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Contas feitas, a idade de reforma desce pela primeira vez no próximo ano, devido à redução da esperança média de vida.

Quem se quiser reformar, vai ter que esperar menos três meses em comparação com este ano.

"No triénio 2019-2021, a esperança de vida à nascença foi estimada em 80,72 anos, sendo 77,67 anos para os homens e 83,37 anos para as mulheres. Estes valores representam, relativamente a 2018-2020, uma diminuição de cerca de 4,8 meses para os homens e de 3,6 meses para as mulheres, em resultado do aumento do número de óbitos no contexto da pandemia da doença Covid-19", indica o INE, em comunicado.

Numa análise mais alargada, o INE refere que, "no espaço de uma década, verificou-se um aumento de 14,0 meses de vida para o total da população, de 14,4 meses para os homens e de 11,3 meses para as mulheres".

"Enquanto nas mulheres esse aumento resultou sobretudo da redução na mortalidade em idades iguais ou superiores a 60 anos, nos homens o acréscimo continuou a ser maioritariamente proveniente da redução da mortalidade em idades inferiores a 60 anos", sublinha o Instituto Nacional de Estatística.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+