Desmontar o medo. Seis mitos e falsidades sobre os refugiados

20 set, 2016 - 09:41 • Catarina Santos

Estamos a ser islamizados? Os refugiados aumentam o risco de terrorismo? Numa altura em que a Plataforma de Apoio aos Refugiados completa um ano, Rui Marques, presidente da estrutura, faz um balanço do acolhimento de refugiados em Portugal e ajuda a desmontar alguns "mitos e falsidades" que facilmente se espalham sobre esta matéria. Mais de 500 pessoas vieram para Portugal no âmbito dos programas europeus de recolocação e reinstalação - um número ainda muito aquém dos 10 mil que o país se dispôs a receber.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando
    22 set, 2016 Porto 16:36
    1a) «Mitos "Os refugiados não querem vir para Portugal"» 1':10" Com meia dúzia de clicks no Google, encontramos: "Refugiados não querem viajar para Portugal, diz director adjunto do SEF" http://economico.sapo.pt/noticias/refugiados-nao-querem-viajar-para-portugal-diz-director-adjunto-do-sef_236022.html "Alguns refugiados recolocados em Portugal preferiram abandonar o país. (..) a TSF confirmou a existência de pelo menos três casos em Oeiras e cerca de uma dezena entre os 40 refugiados acolhidos pela Câmara de Lisboa. (..) Dos 14 que chegaram nos últimos dois meses, três, vindos da Eritreia, preferiram ir para França. http://www.tsf.pt/sociedade/interior/alguns-refugiados-recolocados-em-portugal-preferiram-abandonar-o-pais-5237364.html "Uma família de refugiados sírios passou apenas duas semanas em Mangualde, no distrito de Viseu, onde recebeu um apartamento T4 e apoio para a adaptação a Portugal. (..) Receberam aulas de Português, bem como indicações e aconselhamento sobre a adaptação a Portugal, e os filhos, com idades entre os 10 e os 3 anos de idade, foram colocados em escolas. (..) Mas desapareceu durante a noite, presumindo-se que tenha rumado à Noruega." http://zap.aeiou.pt/refugiados-sirios-acolhidos-mangualde-fugiram-noruega-117623
  • Fernando
    22 set, 2016 Porto 16:33
    Desde cedo alcunhei esta organização como Plataforma das ALDRABICES dos Refugiados e não o fiz de animo leve. Mais uma vez tenho a prova disso mesmo, ao ouvir este discurso que não passa de uma entrevista encenada à RR http://rr.sapo.pt/video/114393/desmontar_o_medo_seis_mitos_e_falsidades_sobre_os_refugiados a) «saber estar próximo daqueles que mais precisam» 00':30" Se a ida à RR fosse para dar uma entrevista, um JORNALISTA argumentava: Mas a Síria – (que já enfrenta seu sexto ano de guerra civil) – não ficou em Nº 1 dos países mais frágeis do mundo, segundo o FSI (Fragile State Index) [1] ficou em 5º lugar. 1º Haiti, 2º Afeganistão, 3º R.D. Congo, 4º Chade, 5º Síria, 6º Sudão, 7º Iémen, 8º R. Centro Africana, 9º Sudão do Sul, 10º Somália O que é que o PAR está a fazer em prol dos outros 4 que necessitam de MAIS ajuda ?? b) "330 organizações diferentes (..) mas é ao Estado que compete a responsabilidade principal" 00':50" É uma forma diferente de dizer que é ao Estado (contribuinte) compete financiar as 330 organizações??
  • António Costa
    20 set, 2016 Cacém 16:00
    Se partirmos do principio que o "Holocausto Nazi" é um Mito então o "Sr." Adolfo Hitler foi um "santo". A Hungria tem todo o direito em fazer o referendo porque os seus refugiados RESPEITARAM os povos e a cultura dos países para onde se deslocaram. Nós os portugueses ao chegarmos a França nos anos 60 do Séc. XX não criamos lá "santuários" em que apelávamos à morte dos "infiéis" franceses. Ou Sr. Rui Marques acha que fecharam 80 mesquitas na Tunisia, porquê? Imagine o que seria 80 igrejas em Portugal a apelar ao terrorismo. A Tunisia tem uma dimensão "semelhante" a Portugal. São as Leis que os refugiados Respeitam e Defendem que são um problema! São as Leis e não as pessoas!
  • Toninho Marreco
    20 set, 2016 Braga- Provincia 14:17
    Daqui a uns cinco seis anos vereis a Europa na miséria total . Meninas serão excisadas -parece-me que é assim que se diz. Vão-se cortar cabeças por tudo e por nada . O corão manda fazer isso . Eu pregunto . Porque essa gente não vai para o Dubai, Arabia Saudita , Qatar , Kweith, Jordania, etc etc etc . Países com a mesma religião , cultura e interesses . Que alguém me responda por favor ...
  • Minho
    20 set, 2016 Minho 14:09
    É de lamentar que alguns para defender o seu posto de trabalho (bem pago), venham defender a vinda de refugiados muçulmanos para portugal e para a europa. Se tivessem convivido ou trabalhado com eles seguramente não defendiam isso, porque tudo que eles fefendem e praticam vai em desacordo com os valores democráticos e de liberdade. Alem do mais, a europa e Portugal são culturas cristãs , a qual devemos preservar e dar continuidade a bem da civilização...
  • Marisa
    20 set, 2016 Lisboa 13:58
    Nada pior que o fingimento. Quase que é proibido falar sobre o tema refugiados. Somo logo apelidados de xenófobos e racistas. Já evoluiram um pouco...agora somos populistas. Os politicos da EU são incompetentes...Vejamos. Criaram a Frontex para proteger as fronteiras do mediterraneo. Os refugiados e traficantes são espertos e viram que a Frontex poderia ser uma agencia de salvamento!! Bem visto.. Deixaram acumular refugiados em Calais. Agora vão fazer um muro...Então um muro na Hungria é de um país fascista e o muro de Calais é bom?Depois admiram-se de as pessoas votarem em partidos de direita....Claro..nesta gentinha é que não podemos confiar. Conheço 7 paises islamicos e a sua cultura. São pessoas sem educação que nem sequer entendem que quando são acolhidos devem respeitar quem os recebe. ......A integração cultural é difícil. Veja-se os ciganos por cá. Porque não vão para paises ricos como a Arabia Saudita, os Emiratos, Quatar, etc.?
  • Manuel
    20 set, 2016 Lx 13:53
    Não há mitos nem falsidades há somente a realidade que é indesmentível por esse mundo fora, por mais areia que queiram deitar para os olhos e queiram justificar ospoleiros! Importar problemas e conflitos não obrigado, quero continuar a viver num pais minimamente seguro!!
  • O Crítico
    20 set, 2016 Azores 13:17
    Ainda gostava de saber até que ponto a ganância de certas pessoas na Europa chegou para tornar isto tudo num caos, porque isto de chamar mitos a coisas que são uma triste realidade é pior crime que se pode fazer. Estou farto de ver esta invasão islâmica a ser aceite de forma pacifica e estupida por pessoas do politicamente correcto que não passam de uns cepos idiotas que não conhecem nada da realidade cultural destes refugiados, estamos a trazer para nossas casas a morte e o fim do sossego das nossas sociedades. Já temos problemas com o terrorismo em todo o mundo, e agora ainda mais com a Europa a deixar ser invadida por gente doida que quer destruir os infiéis, nós todos. Acordem e deixem de escrever noticias criminosas e provocatórias.
  • Justiceiro
    20 set, 2016 Terra 13:04
    Não tentem fazer lavagens cerebrais, ninguém os quer aqui, sejam eles católicos, muçulmanos, etc etc. Ninguém quer aqui refugiados, nem que sejam espanhois!
  • Manuel Pereira
    20 set, 2016 Povoa de Varzim 12:24
    Temos o dever moral de aceitar refugiados contudo temos de ver as suas origens e cultura e suas intenções. Recordo que Kadafi disse que a Europa e o mundo seria conquistado pacificamente pelos muçulmanos os quais nos consideram infiéis e temos a obrigação de lhes pagar uma prestação (zaqat) para a sua sobrevivência. Estranho que estes refugiados muçulmanos procuram apenas países europeus com bons apoios sociais. Não os vejo a procurar outros países vizinhos tais como a Russia, Ucrania, Iraque, etc. Devem ler o Alcorão e verificar qual é a cultura religiosa de alguns destes países que seguem fielmente a sua doutrina. Consideram-nos infiéis que devem ser combatidos e enganados para terem a confiança destes países e tomarem conta da estrutura governamental. Quem diz o contrário é ignorante e não conhece a politica/religiosa destes governos islâmicos. Abram os olhos ou será tarde demais e aí sim entraremos na terceira guerra mundial.