Ponte sobre o Tejo há meio século a unir o país

03 ago, 2016 - 16:23 • Dina Soares , Joana Bourgard

A Ponte sobre o Tejo faz este sábado 50 anos. Não foi a primeira a cruzar o rio, não é sequer a maior, mas é de longe a mais famosa e a mais acarinhada pelos portugueses. A festa de inauguração durou todo o fim-de-semana e trouxe gente de todo o país. Os jornais da época garantem mesmo que a sua inauguração foi seguida pela televisão por 100 milhões de europeus. Nesse dia, 100 mil viaturas quiseram “passar a ponte”. Meio século depois, continua a ser a mais usada pelos portugueses, com 55 milhões de carros por ano.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hugo
    06 set, 2016 Oeiras 16:42
    Só comentam babuseiras. Eu sei é que não devia ser paga, essa é que essa. Deve ser a unica grande cidade num país civilizado, onde se paga para atravessar um rio.
  • otário
    12 ago, 2016 Coimbra 15:45
    Claro que é uma ponte a unir o país. Ela não foi feita para só lá passarem os povos de Lisboa e lá da outra margem. A PONTE SALAZAR é uma PONTE DE UNIÃO, mandada construir pelo GRANDE ESTADISTA SALAZAR, HOMEM sério e que sempre procurou unir os PORTUGUESES em TODO O IMPÉRIO PORTUGUÊS. Tenho 73 anos e desde criança sempre ouvi dizer (por brincadeira ) que SALAZAR tinha casado com a NAÇÃO e na verdade, ele sempre tentou PROTEGER os seus " filhos " a NAÇÃO, coisa que os TACHISTAS, ASSALTANTES DO PUDER depois do 25 de Abril de 1974, não fizeram, fizeram sim, roubo das 850 toneladas de ouro que SALAZAR deixou. TACHISTAS que acabaram com a licença de isqueiro, taxa de televisão, licenças de bicicleta, carroças, carros de bois, como se fosse um roubo que SALAZAR estava a fazer, para depois estes SACANAS nos virem roubar tudo e mais alguma coisa, para enriquecerem em dois dias, com TAXAS, sobre taxas, Impostos sobre Impostos, etc. e eu com esta idade, a ver, na verdade, sempre os mesmos ladrões, ou seus descendentes, sempre de volta da PORCA DA REPÚBLICA, só a mudarem de TETA e a atacarem-se uns aos outros, para enganarem o POVO, quando na verdade, eles se protegem uns aos outros, apenas andam com camisolas de cor diferente, porque a QUADRILHA é a mesma. PONTE SALAZAR, É, E SERÁ SEMPRE ENQUANTO MUNDO EXISTTIR. VIVA SALAZAR.
  • Fausto
    08 ago, 2016 Aveiro 20:46
    A unir o país? Esse país vai de Almada a Lisboa? Que título tão aldeão!
  • Joca
    06 ago, 2016 Terra 12:51
    0:43 "... arquitecto da Ponte 25 de Abril" -- na altura chamava-se "Ponte Salazar", senhores da RR. Aliás, daqui a umas gerações será o nome que voltará a ter. A História saberá ser-lhe reconhecida. É o que está a acontecer agora, por exemplo, em relação ao rei D. Carlos: afinal "gajo" não era tão mau como o pintavam.
  • Carlos Gonçalves
    05 ago, 2016 Almada 21:56
    Existem muitos " Lisboetas " que quando ouvem falar ou ouvir da cidade de Almada ( Margem Sul ) estremecem, ficam apavorados . ( ai aquilo é só criminalidade ) Acontece porém, que aos fim de semana na ponte SALAZAR entopem a mesma, porque será ? É o cheiro ?
  • Carlos Gonçalves
    05 ago, 2016 Almada 21:49
    Sou de 1966 . Dois meses e meio mais novo que a ponte SALAZAR . Não me lembro, lógico . Sou cidadão de Almada . Mas uma uma coisa acredito. Este grande Homem, fez uma grande obra de engenharia . Pediu dinheiro aos EUA e concretizou uma grande Ponte . Hoje, onde andam esses " engenheiros " ? ( Sei , que a Ponte Salazar, foi construída por um consórcio norte-americano ) .
  • Marco
    05 ago, 2016 algures 11:46
    Grandiosa obra de engenharia feita no estado novo e inaugurada com o nome desse grande e nobre homem, Dr Antonio de Oliveira Salazar. é este o verdadeiro nome desta ponte, nunca esquecer
  • EU
    04 ago, 2016 daqui 15:00
    Há meio século? Então o 25 de abril não foi há 42 anos??! Ah, Ah, Ah,...
  • Luís Cunha
    04 ago, 2016 Guimarães 10:50
    A unir o país? Como une Lisboa a alguma coisa, já une o país. O centralismo dá-me vómitos.
  • Fernando Pinto
    04 ago, 2016 Lisboa 10:18
    ESTA PONTE FOI MANDADA FAZER POR SALAZAR, E DEIXOU-A PAGA . FOI ROUBADA NA DATA DUMA NOITE DE TRABALHO. PELA HISTORIA DE PORTUGAL DEVEM AGORA NOS 50 ANOS DEVOLVER O NOME VERDADEIRO