Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo

25 abr, 2016 - 20:26 • Dina Soares , Joana Bourgard , Rodrigo Machado (infografia)

É uma bomba nuclear camuflada nas margens do Tejo. A central nuclear de Almaraz, a mais antiga de Espanha ainda em laboração, devia ter fechado em 2010. O governo espanhol prolongou-lhe a vida até 2020 mas as empresas accionistas pretendem que a licença seja renovada por mais 10 anos. Nos dois lados da fronteira são cada vez mais as vozes que denunciam os riscos associados a uma central fora de prazo e que já sofreu mais de 2500 avarias. Só este ano, já teve que parar duas vezes devido a problemas técnicos que nunca ficaram totalmente esclarecidos. Portugal está na linha da frente, em caso de acidente, mas o governo português pouca informação parece ter sobre o que se passa aqui ao lado. 30 anos depois do acidente de Chernobyl, a Renascença visitou a central nuclear de Almaraz, onde se faz o discurso da transparência mas muitas perguntas ficam sem resposta e, embora não haja “nada a esconder”, nada é mostrado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Andrade
    01 mai, 2016 Braga 22:44
    Se Almarz rebenta, Portugal sofre mais do que Espanha. Tendo em conta os riscos que corremos, o mínimo que se poderia esperar era algum benefício económico e/ou científico para Portugal, por exemplo, gestão conjunta da central. Todos os governos portugueses têm sido irresponsáveis nesta matéria.
  • A ME DA
    27 abr, 2016 LISBOA 12:56
    DE ESPANHA NEM BOM VENTO NEM BOM CASAMENTO . A IGNORÂNCIA EM ABSOLUTO.