Tempo
|

Quarta Divisão - IAC

Crianças em risco: o que acontece fora da ficção?

28 fev, 2013

Oiça a entrevista ao psicólogo Manuel Coutinho do Instituto de Apoio à Criança

Crianças em risco: o que acontece fora da ficção?

"Quarta Divisão" é um filme Renascença que estreou nos cinemas a 28 de Fevereiro. A história central foca uma realidade que, infelizmente, existe em Portugal: Uma investigação policial à volta do desaparecimento de uma criança, que acaba por revelar um enorme drama familiar.

A Renascença convidou o psicólogo Manuel Coutinho, da direcção do Instituto de Apoio  à Criança, para ver o filme “Quarta Divisão” e falar daquilo que acontece sempre que uma criança se encontra em situação de risco… e não é ficção.

Para Manuel Coutinho “a violência entre os pais parte as crianças ao meio. Quando forem ver este filme vão perceber o que é o sofrimento de uma criança porque não aguenta ver um pai, ver uma mãe num conflito permanente. Isto é altamente desestruturante.”
Para o psicólogo “é na infância que a criança estrutura a sua vida e a sua personalidade e este menino deste filme é um sofredor. E pior ainda, os pais utilizam as crianças para fazer delas um joguete.”

No meio de um conflito entre os pais não há dúvida que são as crianças que mais sofrem. São pequenos peões num jogo de adultos e frequentemente não têm voz. Foi com o propósito de proteger e defender os direitos das crianças que surgiu o Instituto de Apoio à Criança - IAC (1983).
Em 1988, o Instituto de Apoio à Criança criou ainda o SOS-Criança, um serviço anónimo e confidencial de apoio às crianças e jovens, promovendo e defendendo os seus direitos.

“Este serviço tem como objectivo dar apoio à Criança em Portugal, principalmente à Criança em risco, maltratada e/ou abusada sexualmente, desaparecida, desintegrada na escola, com conflitos com os pais, que se sente rejeitada ou tem ideação suicida, procurando encontrar soluções para estas situações-problema.
O SOS-Criança é acima de tudo um serviço de prevenção que pretende actuar antes que a situação de risco se concretize.”


Instituto de Apoio à Criança:
http://www.iacrianca.pt/
Atendimento telefónico:
Linha SOS-Criança: disponível através do número 217 931 617, e do número gratuito 116 111
Linha SOS-Criança Desaparecida: acessível através do número de telefone gratuito 116 000.
E-mail: iac-soscrianca@iacrianca.pt