Tempo
|

Tall ships races 2012

Recorde a passagem dos grandes veleiros por Lisboa

01 jul, 2012

Durante 4 dias foi possível conhecer as embarcações, descubrir a vida a bordo e aproveitar todas as actividades em família.

Recorde a passagem dos grandes veleiros por Lisboa

Longe das estradas de alcatrão que povoam a maior parte dos nossos dias há uma aventura a acontecer em pleno oceano: as Tall Ships Races 2012.
A regata dos Grandes Veleiros vai passar por cinco portos de 5 de Julho a 26 de Agosto. O percurso começou em Saint Malo, França (onde os veleiros ficaram de 5 a 8 de Julho), passou por Lisboa (19 a 22 Julho), depois para Cádis (26 a 29 de Julho) e Corunha (10 a 13 de Agosto) em Espanha e finaliza em Dublin, na Irlanda (22 a 26 Agosto).

Enquanto os grandes veleiros estiverem em Lisboa, em Santa Apolónia, a Renascença convidou-o a visitar as embarcações com a sua família, conhecer os tripulantes, descobrir a vida a bordo e participar em todas as actividades que vão acontecer nestes dias em Santa Apolónia. A entrada no evento era livre e podia assistir a concertos (Tiago Bettencourt, Frankie Chavez, Primitive Reason, entre outros), animações para crianças (jogos, workshops, caça ao tesouro, luta de piratas acrobática, etc), visitar os veleiros e muito mais.

Domingo, 22 de Julho, ficou marcado pelo encerramento das “The Tall Ships Races 2012 Lisboa”. Santa Apolónia foi o cais escolhido para receber e proporcionar aos 49 grandes veleiros as condições ideais para que os muitos milhares de visitantes pudessem estar bem perto das embarcações.  

O presidente da Aporvela, António Lobato, faz o balanço final: “Foi um evento fantástico. Tivemos milhares de visitantes de todas as idades desde os mais jovens, as escolinhas até aos mais velhos. O recinto esteve sempre cheio com pessoas que queriam visitar os veleiros. Além disso havia muita animação em terra com actividades várias o que permitiu que famílias inteiras passassem um fim-de-semana diferente junto ao mar. O grande objectivo da Aporvela foi cumprido – embarcar mais de 220 jovens nos “Tall Ships” e conseguir trazer milhares de pessoas até ao rio. Temos que sensibilizar os nossos jovens para as actividades de mar e esta regata é sem dúvida um bom ponto de partida”, conta.

O ponto alto do evento foi a parada naval pela foz do Rio Tejo ao longo de uma hora. Milhares de pessoas concentraram-se nas margens do rio para assistir a um desfile pouco habitual e com imagens únicas. 
A segunda perna da regata começou oficialmente ao largo do Cabo Raso pelas 19h. De velas içadas, as 49 embarcações largam ao final da tarde de Domingo rumo à cidade espanhola de Cádis contando com a presença de seis embarcações lusas – Navio-Escola Sagres, Creoula, Sta. Maria Manuela, Caravela Vera Cruz, Vela Nautica II e Veloce.

De 19 a 22 de Julho vão estiveram em Lisboa cerca 49 veleiros, com aproximadamente 3000 tripulantes, em representação de 49 países. Esta era uma oportunidade única para descobrir mais sobre a vida no mar, em família, e conhecer quem já navega há muitos anos ou quem está agora a começar. Quem também se estreou em alto mar foi o jornalista da Renascença João Santos Duarte que embarcou em Saint Malo, França, e veio a bordo do Santa Maria Manuela até Lisboa. Leia o Diário de Bordo e acompanhe as emoções desta aventura no mar AQUI.


Lembramos-lhe que a Renascença ofereceu a alguns ouvintes (Ana Paula Nunes, de Lisboa, a Sandra Leitão, de Mafra, e o Ricardo Ventura, do Pinhal Novo) a possibilidade de passar a noite na Caravela Vera Cruz e, através do programa Jovens e o Mar, oferecemos ainda a alguns ouvintes a oportunidade de embarcarem nestes veleiros e fazerem parte desta grande aventura.
A Renascença é a Rádio Oficial das “Tall Ships Races Lisbon 2012” organizadas pela Sail Training International - uma organização que pretende promover a formação e o treino de mar junto dos mais jovens. Os grandes veleiros vão estar em Lisboa de 19 a 22 de Julho e contam com a sua visita!

Saiba mais sobre o programa deste evento em http://www.tallshipslisboa.com/.