Tempo
|

TR - mochilas

Mochilas pesadas e má postura podem ser solucionados

09 jul, 2015

A Renascença sugere que comece já a planear o regresso à escola 

Mochilas pesadas e má postura podem ser solucionados

Sabia que os maiores problemas de postura, locomoção e dores lombares começam cada vez mais cedo, ainda na escola?
Regressar às aulas com estilo e sem riscos para a saúde é possível. Uma recomendação da sua rádio e da note! “Pequenas Grandes Ideias!”

Carregar uma mochila com peso a mais ou de forma errada pode prejudicar a saúde das suas crianças… Comece já a mudar hábitos e, porque não, a preparar o regresso às aulas!

Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que, nos próximos anos, 85% da população vai sofrer de dores nas costas, devido, entre outros factores, a más posturas e ao peso excessivo das mochilas escolares.
As mochilas têm várias vantagens, por exemplo, a distribuição do peso é feita de forma similar por ambos os ombros e permitem à criança ter as mãos livres. O problema não são as mochilas mas sim o peso que permitem carregar.
Com a formação óssea ainda em estado de desenvolvimento, muitas crianças e jovens correm o risco de escolioses e degeneração dos discos da coluna. É importante que a mochila não seja usada durante logos períodos. Por isso, da próxima vez que o seu filho lhe pedir para dar uma ajuda com a mochila, faça-lhe a vontade!

- Utilização da Mochila:
Já experimentou pesar a mochila do seu filho? Então, faça-o. Se calhar, vai ter uma surpresa.
Certifique-se que a mochila não pesa mais do que 10% do peso do seu filho. Verifique com ele se não há objectos desnecessários para as aulas. Uma boa organização pode fazer a diferença na distribuição do peso: coloque objectos maiores e mais pesados na parte de trás, a que fica junto às costas.
Ensine a criança a ajustar as alças, para que o fundo da mochila fique acima das ancas. Explique ao seu filho que deve transportar a mochila nos dois ombros e poisá--la sempre que possível.
Utilizar a mochila apenas num dos ombros também cria más posturas.
Ao pôr a mochila às costas a criança deve dobrar os joelhos.

- Escolher a mochila:
Quando for às compras opte por uma mochila que, vazia, não pese mais de meio quilo. Prefira mochilas de estrutura rígida e com acolchoamento nas costas. Escolha uma mochila que tenha alças acolchoadas e largas que possam ser ajustadas.
Se possível, use uma mochila que tenha ainda uma espécie de faixa na cintura, para que o peso fique bem distribuído entre as costas e as ancas.
Se optar por uma mochila de rodinhas certifique-se que a pega tem altura suficiente, permitindo que a criança caminhe de costas direitas.

Não guarde todas estas sugestões para Setembro. No Verão, os mais novos também levam mochilas para a praia, para os acampamentos, para dormidas em casa dos amigos. Sempre que possível, lembre-se destes conselhos, as costas dos seus filhos agradecem!