Emissão Renascença | Ouvir Online

Temas Renascença - Tempo

Oiça as sugestões e veja o vídeo numa Oficina do Tempo!

11 jul, 2011

Esta a gerir bem o seu tempo? Na Renascença, esta foi uma semana dedicada ao tempo!

Oiça as sugestões e veja o vídeo numa Oficina do Tempo!

Tempo, provavelmente um dos bens mais preciosos que temos e, às vezes, também um dos mais escassos.
Muitas das decisões que tomamos todos os dias envolvem gestão de tempo. Se algumas coisas dizem “urgente” outras vão ficando mais esquecidas e mesmo que não sejam catalogadas como “urgentes” ainda assim são, de facto, importantes.


Volunteerbook: o primeiro passo para ser voluntário pode ser dado aqui

Na Renascença desafiamo-lo a olhar para o seu tempo de outro ângulo, sugerimos-lhe que se organize (sim, sabemos que é difícil) e que, se ainda não o faz, se dedique a um projecto de voluntariado. Talvez possa desafiar também a sua família e juntos aderirem a um projecto que tenha um significado especial para todos. Uma boa forma de começar é o conhecer o Volunteerbook, um projecto que tem o apoio da Renascença e que pretende divulgar acções de voluntariado e também “angariar” voluntários através do Facebook.


Como é que se esquece ou se vive uma grande perda?

Já pensou que a correria de todos os dias também se aplica aos nossos sentimentos? Pode parecer estranho mas às vezes até aquilo que sentimos passa num instante. Se na vida há um tempo para tudo, também tem de haver tempo para, quando é caso disso, saber estar triste. O psiquiatra Pedro Afonso tenta responder a esta questão: Como se esquece ou vive uma grande perda?


Hora da siesta

O sono é outra das grandes vítimas da pressa com que vivemos e acaba muitas vezes sacrificado em favor de coisas que, na prática, não são tão relevantes. A sesta por exemplo, são muitos os argumentos a favor de uma sesta depois de almoço, mesmo em dias de trabalho… oiça-os na Renascença!


Movimento Slowfood: abrande o ritmo e ganhe tempo

Porque o tempo passa a correr aproveitamos muitas vezes a hora de almoço para tudo menos para almoçar! O movimento “slow food” vem contrariar esta tendência de comer depressa mas não só, também procura lutar contra o hábito de comer alimentos que nem sempre são os mais adequados, é que os próprios alimentos precisam de tempo para crescer, para serem confeccionados e, por fim, comidos!


Do Mestre do Tempo aos Mestres Relojoeiros

E já que o tema é tempo, nada como olhar para os maiores “ditadores” do tempo: os relógios! Vai ficar a conhecer um mestre em “tempo” da Escola de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa. Veja também o vídeo aqui ao lado!