Emissão Renascença | Ouvir Online

TR - Semana verde

Junte-se à Renascença e torne o seu mundo mais verde

24 jul, 2014

Mesmo os gestos mais pequenos podem fazer a diferença

Junte-se à Renascença e torne o seu mundo mais verde
Em nome de um planeta mais saudável há muito que podemos fazer, mas esta semana, na Renascença, propomos-lhe 5 ideias. Afinal, há passos pequenos que feitos em grande escala pode fazer toda a diferença. E tenha sempre em mente os 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

- Sacos de plástico:
Sabia que o saco de plástico existe desde 1862 e que, por ser muito prático e barato, foi uma revolução para o comércio? Uma revolução que custa cada vez mais caro ao planeta. Cada saco pode demorar entre 20 a 1000 anos a decompor-se
Esta é uma boa razão para começar a dizer não aos sacos de plástico ou para reutilizá-los cada vez mais. O Parlamento Europeu quer reduzir os sacos de plástico nos países da União em pelo menos 80% até 2019.


- Já ouviu falar na Campanha ”Vamos gravar esta ideia!”?
Já sabemos onde deixar os plásticos, os vidros e o papel para a reciclagem mas, ainda não existe um circuito de recolha de CD’s ou DVD’s.
Para isso foi criada a campanha "Vamos gravar esta ideia", o objetivo é estimular a recolha de Cd’s e dvd’s usados, que devem ser deixados em locais específicos, evitando a deposição em aterro. Clique aqui para saber em que locais é feita esta recolha.


- Projecto Delfim
É no estuário do Sado que vive (desde 1863) a espécie de golfinhos Roaz. Já os foi visitar?
Podem viver até aos 35 anos e dão à luz 1 filhote de cada vez. No entanto, a poluição deste rio já levou a uma baixa significativa do número de golfinhos. Não será, por isso, de estranhar a elevada mortalidade das suas crias, o que acaba por retardar a renovação da espécie.
Foi a pensar na conservação dos golfinhos que surgiu o Projecto Delfim que pretende chamar a atenção para a defesa de políticas de conservação da espécie e de renovação populacional.
Você pode fazer parte deste projecto. Torne-se sócio AQUI

- Andar de bicicleta
Os números não mentem. E os benefícios também não. 
Em 2012, por exemplo, venderam-se mais bicicletas que carros em Portugal - cerca de 350 mil bicicletas, em comparação com os cerca de 113 mil automóveis vendidos.
É altura de acompanhar a tendência e deixar o carro em casa. Até porque a indústria portuguesa está no ‘top’ europeu da produção de bicicletas.
A pensar na promoção do uso deste meio de transporte, a Universidade de Aveiro acaba de lançar a Plataforma Tecnológica da Bicicleta e da Mobilidade Suave, que planeia desenvolver condições para que esta seja cada vez mais usada nas nossas deslocações e que pode conhecer melhor AQUI.   

- Science4you
Tem um filho criativo na Faculdade?Será que ele já ouviu falar no projecto “Tu Ensinas”?
A Science4you desafia os estudantes universitários a criarem protótipos de brinquedos educativos, inovadores e sustentáveis.
Os trabalhos devem ser submetidos à Science4you até 31 de Agosto e os 5 melhores vão poder participar numa Final Nacional, em Setembro, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 
Os elementos da equipa vencedora ganham um InterRail pela Europa.
Se ficou interessado ou se conhece alguém com criatividade para participar veja AQUI o que precisa de fazer. 


Junte-se à Renascença e torne o seu mundo mais verde!