O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|
TR-Maker Faire

Portugal é um país de “Makers” prontos a mudar o mundo

18 jul, 2014

Faça parte do futuro, participe na Lisbon Mini Maker Faire!

Portugal é um país de “Makers” ou “Fazedores” que hoje mesmo,  nas suas casas, garagens, laboratórios ou pequenas empresas, conseguem inovar e fazer quase tudo… prontos a revolucionar o mundo!


São pessoas de todas as idades e origens, entusiastas de tecnologia, artesãos, mecânicos, cientistas ou simplesmente curiosos. E em Setembro vão mostrar o que andam a fazer na Lisbon Mini Maker Faire que vai decorrer no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.



A Maker Faire será uma enorme mostra de invenções, criatividade e desenvoltura, e ao mesmo tempo, de celebração do movimento dos Makers. Um local onde os “Fazedores” portugueses terão oportunidade de mostrar e partilhar o que fazem, ensinando e aprendendo também com essas experiências.

Com uma vertente muito prática, o objetivo da Maker Faire é fomentar o crescimento desta comunidade providenciando um ponto de encontro para troca de experiências, contactos e informação.


Pela primeira vez em Portugal, e sob o lema DIY (Do It Yourself/Faça você mesmo), o SAPO e a Ciência Viva juntam-se para a organização e divulgação desta Maker Faire a realizar nos dias 19, 20 e 21 de Setembro no Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações, Lisboa).



Descubra os muitos projectos que vão ser apresentados e leve a família, pois este será um evento que pode suscitar a curiosidade e até fazer nascer algumas vocações escondidas entre os mais novos.


Inspire-se, prepare-se para ser também um Maker (quem sabe já não o é!) e aprenda a fazer você mesmo!

Inscreva-se já no maior espectáculo de “mostra e conta” do mundo: prepare-se para fazer parte da Revolução!
As inscrições na Lisbon Mini Maker Faire decorrem até final de Julho.

Saiba mais sobre a Maker Faire no site oficial: http://makerfairelisbon.com/pt/



A Renascença é a Rádio oficial e dá-lhe a conhecer alguns projectos de Makers portugueses que já estão a dar que falar. Todos fazem parte deste movimento que está a crescer no nosso país. São inventores, criativos e  também vão estar na Lisbon Mini Maker Faire (19, 20 e 21 de Setembro no Pavilhão do Conhecimento).



A título de exemplo, fique a conhecer o trabalho de Emanuel Ferreira  na Hello3dprintingworld, que lhe explica também o que é ser um Maker; e ainda os projectos de Hugo Silva - BITalino: DiY Body Signals - ou de Guilherme Martins, que fala aqui do Robot Farrusco (ArticaCC) e da importância da realização de um evento como a Maker Faire. Bem diferente é o projecto de Nuno Matos Cabral, autor do blogue Primeira Casa da Rua, que na Lisbon Mini Maker vai mostrar objectos feitos com materiais reciclados, reutilizados e/ou recuperados. Vasco Névoa vai mostrar o seu DiffTrike, pode ouvir nesta página, no som em anexo, a descrição: Um veículo eléctrico construído em casa que pretende reinventar o transporte pessoal em meios urbanos! Mário Saleiro traz a Lisboa um projecto pedagógico já desenvolvido no Algarve (em colaboração com a Professora do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Bruna Carmo) que consiste num sistema de robótica educativa composto por 5 robôs, os Robôs Infante! Oiça também a descrição da Printoo, projecto de Manuel Câmara: microelectrónica feita em Portugal.