Tempo
|

TR Emprego

Projectos e acções concretas para o ajudar a encontrar emprego

31 mar, 2014

Inspiração e motivação para quem está desempregado

Projectos e acções concretas para o ajudar a encontrar emprego

A realidade do emprego (ou do desemprego) em Portugal tem estado na ordem do dia. Praticamente todos conhecemos alguém que nos últimos tempos ficou sem emprego, ou alguém que tendo acabado o curso superior ainda não encontrou um trabalho.
É uma realidade que está tão perto de nós e que, por vezes, nos faz sentir impotentes, sem capacidade para ajudar. Felizmente há associações e empresas que têm criado projectos muito concretos para ajudar quem precisa a encontrar trabalho, mas também a melhorar o seu currículo, a preparar-se para uma entrevista de emprego, enfim, a aumentar as suas hipóteses de empregabilidade.

E às vezes é bom começar bem perto de casa. Sabe quantas pessoas na sua empresa têm familiares e amigos no desemprego? E como essa realidade influencia a sua felicidade e o seu desempenho profissional?
A Microsoft e a Randstad criaram um projecto chamado Juntos pelo Emprego que pretende apoiar e formar desempregados, pessoas próximas de colaboradores da Microsoft, na procura activa de emprego. Um exemplo de responsabilidade social que pode ser inspirador. (Mais informações através de juntospeloemprego@randstad.pt)

Já ouviu falar no “workshop” Mover Portugal para desempregados? Estes “workshops” começaram por realizar-se em Lisboa mas já se estenderam ao resto do pais e até às ilhas. São feitos por antigos desempregados que ensinam outros a arranjar trabalho. São “workshops” gratuitos que neste momento até já têm listas de espera. Uma Iniciativa da Ideias&Desafios que vale a pena conhecer AQUI ou na reportagem da Renascença AQUI.

A ACEGE é uma associação de homens e mulheres, empresários, que partilham valores cristãos e procuram aplicá-los na sua vida profissional. Perante a taxa de desemprego em Portugal, a associação criou um Fundo, o Fundo Bem Comum. A ideia é dar novas oportunidades a quem, por causa da idade, foi “esquecido” pelo mercado de trabalho. Homens e mulheres seniores ainda com muito para dar a Portugal… Vale a pena conhecer este Fundo, para que serve e como funciona!

Se há quem conheça bem em Portugal a realidade do desemprego é a Cáritas. Por isso criou uma plataforma, a ”In Spira” –a ideia é disponibilizar, ao mesmo tempo, o perfil de competências dos candidatos a emprego e também  projectos de trabalho empresarial ou social. A ideia é aproximar os empregadores dos desempregados a partir dos 45 anos de idade!